Notícias

Passagem docente - Professores cobram do governo solução definitiva



 Para pressionar a Secretaria da Educação sobre uma solução definitiva à questão da garantia das passagens intermunicipais aos docentes, as diretorias da ADUNEB e da ADUFS realizaram reunião específica com representantes das secretarias da Educação e Administração do Estado da Bahia. A atividade foi realizada em 14 de março.

Após as cobranças feitas pelos professores, o subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, afirmou que até a próxima quarta-feira (22) apresentará aos sindicatos um instrumento jurídico que possibilite resolver o problema. Pitombo informou que tem feito reuniões com a Procuradoria Geral do Estado. O objetivo é formatar as bases jurídicas que sustentarão a nova normatizarão para a aquisição de passagens aos docentes. 
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, a garantia das passagens aos professores é fundamental, pois os mesmos necessitam do auxílio para exercer suas atividades acadêmicas nos campi de interior. O próprio secretário da educação, Walter Pinheiro, em 13 de julho do ano passado, concordou que é necessário resolver o problema das passagens na Uneb. “É uma questão de razoabilidade. A Uneb possui uma estrutura de multicampia, cuja distância entre um campus e outro é maior do que os 72 km exigidos (na atual lei). Essas passagens não são auxílio, são uma condição que a universidade criou”, afirmou Walter Pinheiro. 
 
O problema já considerado histórico na Uneb fez com que a categoria, na assembleia de 15 de dezembro (leia mais), decidisse só iniciar o ano letivo após a garantia da reitoria de compra dos tickets de transporte para o semestre (leia mais). A solução parcial daquele momento, agora precisa ser transformada em definitiva.