Notícias

Diretoria da ADUNEB se reúne com a Reitoria para cobrar respostas sobre as passagens docentes



A diretoria da ADUNEB, com a participação de membros da Comissão de Passagens Docentes, realizou uma reunião com o Reitor José Bites e representantes da Reitoria na última quarta-feira (11). Em pauta estavam assuntos como passagens docentes, orçamento para direitos os trabalhistas (promoção, progressão e mudança no regime de trabalho) e o calendário acadêmico.

Passagens docentes 

No ponto das passagens docentes, os representantes da ADUNEB e da Comissão apresentaram o que significará a problemática do corte, principalmente frente ao cenário de volta às aulas. O que implicará diretamente na mobilidade dos professores que moram em uma cidade e exercem suas funções acadêmicas em outra. 

A partir da discursão ocorrida em assembleia docente (leia mais), os professores apresentaram a deliberação da categoria em relação ao tema, que decidiu que nos respectivos campi onde não tiverem passagens, não iniciarão as aulas. Diante dessa posição, a reitoria acatou a proposta da Aduneb de realizar uma reunião conjunta com a Reitoria, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria de Educação ainda no mês de janeiro para tirar encaminhamentos que resolva a problemática. A reitoria assegurou também que a universidade providenciará meios e formas de começar o semestre com a situação das passagens regularizadas.
 
Orçamento para direitos trabalhistas 
Ainda relacionado ao tema dos direitos trabalhistas, a ADUNEB denunciou a situação da redução orçamentária, na Uneb, para o investimento em pessoal esse ano que trará impacto, de forma ainda mais forte, no quadro das promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho. A exigência de que a reitoria intervenha na modificação do orçamento para contemplar isso foi posta em questão. O reitor se comprometeu em alterar internamente a rubrica de pessoal no momento da aprovação das promoções, progressões e mudança de regime de trabalho para fazer frente à garantia desses direitos.
 
Os representantes da ADUNEB demarcaram que, caso os direitos trabalhistas docentes não forem assistidos pelo Estado e a Universidade, a medida de entrada na justiça em defesa do que é assegurado no Estatuto do Magistério será um tema a ser discutido e apreciado em assembleia.
 
Calendário Acadêmico
Diante da necessidade de regularizar o calendário acadêmico, a ADUNEB se posicionou favorável à proposição de um calendário único para todos os campi. A decisão sobre o formato do calendário ainda será tirada no próximo Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), contudo a administração central da universidade demonstrou convergência com a posição da diretoria do sindicato.
 
Para a diretoria da ADUNEB, a reunião foi um passo importante para tratar de lutas que estão postas para a realidade concreta da universidade. A ADUNEB seguirá ao lado da categoria na defesa dos direitos trabalhistas com as cobranças à reitoria e ao governo do estado diante do que foi acordado.