Notícias

Pré-Frente Estadual Escola Sem Mordaça faz reunião e avança em defesa da educação



 No último sábado (03) aconteceu na sede da ADUNEB, Campus I, em Salvador, uma reunião da Pré-Frente Estadual Escola Sem Mordaça. A atividade contou com a participação de representantes do Movimento Docente da Uneb, outras organizações políticas e sindicais, além de coletivos estudantis.

A análise de conjuntura inicial refletiu sobre a reorganização da direita, o consequente avanço do conservadorismo e a tentativa de impor a retirada de direitos sociais e trabalhistas às categorias mais oprimidas da sociedade. Discutiu ainda os desafios das organizações da esquerda progressista e a necessidade de unidade de luta diante do atual cenário.
                                                                                                                                               Foto: Gracinete Souza
Encaminhamentos serão levados ao Comitê em Defesa da Educação
 
Durante as discussões foi destacada a necessidade de ampliar o diálogo com os vários setores da sociedade sobre o caráter autoritário e antidemocrático do movimento pela Lei da Mordaça que, se aprovado, terá forte impacto negativo para docentes e instituições de ensino (leia mais). De acordo com a diretoria da ADUNEB, são fundamentais as denúncias e as orientações à sociedade. Assim, as propostas debatidas pela Pré-Frente Estadual Escola Sem Mordaça, levaram em consideração a necessidade de visitas às escolas e diálogos com movimentos sociais diversos, associações de bairro etc.
 
Entre indicações de ações aprovadas estão a realização de oficinas junto à comunidade, intensificação das visitas às ocupações, criação de vídeos curtos de denúncia para alertar à sociedade, participação na Lavagem do Bonfim, entre outros pontos. As indicações serão levadas agora à análise do Comitê Estadual em Defesa da Educação.