Notícias

ADUNEB faz contribuições ao 61º Conad



 A ADUNEB marcou presença no 61º Conad – Conselho do ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, ocorrido no último final de semana, entre os dias 30 de junho e 2 de julho na cidade de Boa Vista (RR). O evento teve como tema central a “Defesa dos direitos sociais, da educação e serviços públicos”. Os representantes da ADUNEB debateram, ao lado de docentes do país inteiro, a atual conjuntura, opressões e os desdobramentos II Encontro Nacional de Educação (ENE), a fim de atualizar o plano de lutas políticas e sindicais da entidade.

As discussões passaram centralmente pelos debates sobre processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff e o atual governo de Michel Temer. As falas destacaram os ataques à classe trabalhadora e os cortes no orçamento da educação pública, combinados com a aceleração da retirada de direitos. Dessa forma, os delegados aprovaram para o próximo período a consigna: “Fora Temer, contra o ajuste fiscal e a retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e cortes nas políticas sociais. Pela auditoria da dívida pública. Contra a política de conciliação de classe. Rumo à greve geral!”.

ADUNEB tem participação ativa
 
Durante o 61º Conad foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria do ANDES-SN, que conta com dois representantes da diretoria da ADUNEB na Regional Nordeste III. Além disso, outro diretor do sindicato foi eleito como membro titular da Comissão Nacional da Verdade do ANDES-SN. Os trabalhos da Comissão buscam a investigação criteriosa para trazer à tona o debate sobre a memória e a história de um dos períodos mais negativos da política brasileira: a ditadura burgo-militar, iniciada em 1964. Um dos objetivos é reivindicar a revisão de Lei da Anistia, para que se possa punir torturadores e assassinos que atuaram a mando do estado militar.
 
Outra participação significativa da ADUNEB foi nas discussões sobre o combate às opressões. O evento marcou o lançamento de uma cartilha do Sindicato Nacional sobre questões relacionadas à luta contra o preconceito de gênero, sexualidade e étnico-raciais. A publicação surgiu a partir da uma sugestão da própria ADUNEB, realizada no Conad do ano passado, por meio de um Texto de Resolução (TR). Agora o material será distribuído em todas as seções sindicais e universidades nas quais o ANDES-SN tenha abrangência (leia aqui a cartilha). Para a diretoria da ADUNEB, a construção e distribuição da cartilha é importante, porque abre um espaço para que o tema seja discutido no ambiente sindical e nas universidades. O material será um instrumento tanto de combate quanto para potencializar a luta, sobretudo, frente aos assassinatos decorrentes de ações homofóbicas nas universidades brasileiras. A iniciativa deixa evidente como o Sindicato Nacional está comprometido com a luta de classes e contra as opressões.