Notícias

Bahia rumo ao II Encontro Nacional da Educação



Delegação baiana leva quatro ônibus. Atividade acontece em Brasília, de 16 a 18 desta semana 

Movimentos sociais, estudantil, sindical e populares de todo o Brasil estarão reunidos essa semana, em Brasília, para debater e articular as lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade. É o II Encontro Nacional de Educação (ENE), que acontece entre os dias 16 e de 18 de junho. Para a atividade a Bahia levará quatro ônibus: três organizados pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, e um da Universidade Federal da Bahia. Representantes da ADUNEB integram a caravana e marcam presença nesta importante ação. 

A delegação baiana é composta por lutadoras/es que militam em defesa da educação pública e também compõem o Comitê Estadual Baiano “10% do PIB para Educação Pública Já!”. Para contribuir com o ENE a Bahia leva o acúmulo de reflexões sobre a realidade da educação pública no Estado, formulados no Encontro Preparatório, realizado em março, em Feira de Santana, e nas lutas cotidianas do último período. 
 
Confira as informações sobre os ônibus 
 
Para a diretoria da ADUNEB, a expectativa é de ter uma grande representação baiana no espaço. O esforço para garantir os ônibus que levarão lutadores do Sul da Bahia, de Feira de Santana e da região metropolitana de Salvador, foi para garantir a ida do maior número possível de ativistas e entidades envolvidas com a construção do ENE. 
 
Os ônibus sairão a partir de quarta-feira, dia 15 de junho. A delegação de Salvador partirá do estacionamento do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), às 12h. Mais informações podem ser conseguidas com os representantes locais do Comitê Estadual Baiano “10% do PIB para Educação Pública Já!” e as entidades que o compõe.
 
Programação e alojamento
 
A abertura do II Encontro Nacional da Educação (ENE) será marcada pela marcha “Em defesa da Educação Pública”. O ato de protesto que dará início ao Encontro terá como ponto de concentração o Museu Nacional, em Brasília-DF. As atividades do encontro serão realizadas na Universidade de Brasília (UnB). O credenciamento estará aberto no dia 16 de junho, durante todo o dia e a noite, e no dia 17 pela manhã, no Centro Comunitário, local da mesa de abertura. 
 
Os alojamentos serão no Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB). A Comissão Organizadora ressalta a necessidade de levar colchonete, roupa de cama/banho e barraca. O alojamento está garantido até o dia 18 de junho.
 
A cobertura
 
Pela importância do evento, a ADUNEB fará a cobertura jornalística, diretamente de Brasília, com matérias que proporcionarão informações sobre as movimentações do Encontro Nacional da Educação.
 
Para acompanhar as informações sobre o II ENE basta acessar os sites: https://ene2016.org/ e www.aduneb.com.br .