Notícias

Estudantes de Eunápolis protestam contra governador Rui Costa



 Pressionado e rechaçado por vaias o gestor teve que sentar com discentes para ouvir as reivindicações

Em um momento do país de tanto retrocesso social e político, os estudantes da Uneb e da Rede Estadual de Ensino de Eunápolis reforçaram a lição que muitos trabalhadores ainda precisam aprender: só a luta muda a vida. Organizados e com muita coragem as/os estudantes realizaram forte manifestação durante discurso do governador Rui Costa. Os protestos contra o descaso do governo estadual com a educação pública ocorreram em 12.05, durante a inauguração de uma creche, evento que fez parte das comemorações do aniversário de emancipação política da cidade. 

Durante a reivindicação, munidos de faixas e com muitos gritos, os estudantes do Campus XVIII exigiram a sede própria da Uneb e protestaram contra os cortes orçamentários nas Universidades Estaduais da Bahia. Já os secundaristas pautaram a falta de professores, a ausência de funcionários e o sucateamento das escolas públicas estaduais.

Após a forte pressão dos estudantes e o constrangimento causado ao governador, que foi rechaçado por vaias, Rui Costa, na presença da imprensa, não teve outra alternativa a não ser sentar com os jovens para ouvir as reivindicações. De acordo com as informações de representantes do Movimento Docente da Uneb, os alunos entregaram cartas ao governador em que apontavam os problemas enfrentados pelas instituições de ensino. Depois da explanação e das críticas estudantis ao governo, o petista se comprometeu em realizar uma reunião com o Reitor, José Bites, para discutir sobre a sede própria ao Campus de Eunápolis. Quanto à pauta dos alunos da Rede Estadual, Costa afirmou que fará uma visita aos locais para averiguar o problema.  

                                                                                                                                                    Fotos: divulgação

Estudantes durante entrega das cartas de reivindicações