Notícias

Hoje todas as Feministas são Terroristas



 Solidariedade às militantes baianas detidas em Brasília

Neste dia 10 de maio, em um ato de coragem, 73 mulheres baianas que participaram da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, foram detidas no voo 3437 da TAM, por se manifestarem dentro do avião. No Estado democrático a livre manifestação dos Movimentos Sociais é um direito. No Brasil não mais. Em tempos da Lei Antiterrorismo nós deixamos de ser militantes sociais e nos tornamos criminosas/os. Por isso, somos contra a Lei 13.260/2016.

No voo, estavam presentes o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-Ba) e a deputada Tia Eron (PRB-Ba), ambos votaram favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma. As militantes se manifestaram com palavras de ordem “Não vai ter golpe”, e o/a dito/a representantes do povo denunciaram as manifestantes e exigiram que ficassem dentro do avião até a chegada da Polícia Federal (PF).

Tratadas como criminosas foram revistadas pela PF, em grupo de 10 a cada vez e sem direito a presença de um/a advogado/a. Após o episódio e a violência moral e psicológica sofrida por elas, foram atendidas por advogados do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Os policiais colaram um termo de desembarque compulsório nos documentos de identificação das mulheres.

Nós da ADUNEB repudiamos esse ato de violência aos direitos das mulheres e a criminalização dos movimentos sociais! O Movimento Docente está alerta e conclama a união de toda a categoria para a luta contra a ofensiva conservadora.

Juntos somos fortes!

 

Manifestantes durante a chegada da Polícia Federal