Notícias

Servidores públicos protestam na Governadoria e pressionam Rui Costa



Os gritos de protestos dos servidores públicos da Bahia, em reivindicação pelo reajuste linear da categoria e contra o PL 257/16, ecoaram pelos gabinetes da governadoria. O Ato Público, que reuniu centenas de manifestantes do funcionalismo público, ocorreu nesta quarta-feira (04). Representantes da ADUNEB e do Fórum das ADs marcaram presença na atividade.

O protesto foi parte integrante de uma intensa agenda de luta, do conjunto dos servidores públicos da Bahia, prevista para este mês de maio, contra os ataques e desrespeito do governo Rui Costa (PT) ao funcionalismo.

Durante a manifestação, os discursos dos representantes dos inúmeros sindicatos de servidores, demonstravam forte insatisfação com a política salarial do governo estadual. Na fala de todos o chamamento para a união da categoria e a intensificação das ações de mobilização. Os trabalhadores públicos exigem o pagamento do reajuste linear de 10,67%, que corresponde à recomposição das perdas inflacionárias do ano de 2015.

Os professores representantes do Fórum das ADS, no protesto, fizeram duras críticas ao governo Rui Costa e conclamaram os servidores públicos de todo o estado para a construção da Greve Geral. Os docentes relembraram os constantes ataques do governo aos servidores, a exemplo do pacote de maldades de dezembro do ano passado (leia mais); ressaltaram ainda que o governo da Bahia foi um dos primeiros a apoiar o Projeto de Lei (PL) 257/16, de autoria do Governo Federal, que propõe cortes de direitos trabalhistas e o desmonte dos serviços públicos municipais, estaduais e federal (leia mais). Além disso, Rui Costa se nega a pagar o reajuste linear, o que impacta diretamente o bolso de quase 270 mil trabalhadores em todo o Estado. A proposta do Fórum das ADs, de Greve Geral para exigir o respeito aos direitos dos servidores, foi amplamente aplaudida e defendida em várias falas posteriores.

Paralisação dia 24
Na luta contra os desmandos do governo Rui Costa e em defesa dos direitos da categoria, o Fórum das ADs indicou às Associações Docentes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc a paralisação geral de um dia, a ser realizada em 24 de maio. O protesto fará parte da Semana de Luta Unificada das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, organizada pelo ANDES-SN (leia mais). No mesmo dia, o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia também já anunciou a paralisação da categoria. O Fórum das ADs convocou os demais sindicatos a levarem a proposta de paralisação geral as suas respectivas plenárias e somarem forças a esse dia de luta.
A próxima Plenária dos servidores públicos para planejar a continuidade e intensificação das reivindicações acontecerá no dia 17 de maio, às 14h, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), localizada na Rua Carlos Gomes, 95, no Largo Dois de Julho, em Salvador.