Notícias

Adicionais de Insalubridade começam a ser reimplantados



 A luta e o tensionamento dos professores, sobretudo, do Departamento de Ciências da Vida (DCV), do Campus I da Uneb e do Fórum das ADs, tem feito com que os primeiros processos de reimplantação dos adicionais de insalubridade comecem a ser liberados pelo governo. Os adicionais foram cortados, em novembro do ano passado, de maneira autoritária e sem critério (leia mais). 

De acordo com informações da Comissão de Mobilização, em reunião com a Secretaria de Administração (Saeb) e Junta Médica (JM), em 06.04, em compromisso verbal realizado na frente de todos os presentes, o superintendente de recursos humanos da Saeb, Adriano Tambone, declarou que todos os processos individuais dos servidores da Uneb (deferidos, indeferidos ou com pendências de instrução) serão encaminhados à universidade, pela JM, até o dia 25.04. Afirmou ainda que os processos seriam liberados semanalmente, sendo que os documentos que chegassem à Saeb até o dia 15.04, se deferidos, poderiam ser reimplantados na folha de pagamento ainda de abril.
 
Até o final da semana passada, graças à pressão dos professores, 17 processos haviam retornado à Uneb, sendo 13 para a liberação do pagamento e 4 com negativa à reimplantação. Na reunião do dia 06, Adriano Tambone também reafirmou que a Saeb adotará as providências necessárias para o pagamento dos valores retroativos. 
 
Embora os processos de adicionais de insalubridade comecem a retornar à Uneb, a diretoria do sindicato alerta que os docentes em luta, pela garantia do citado direito trabalhista, precisam permanecer unidos e mobilizados. A luta só deve ser encerrada quando todos os processos cortados injustamente forem reimplantados, e com pagamento retroativo. Tendo como exemplo negociações anteriores, o governo petista já demonstrou que não merece a confiança da categoria docente.