Notícias

Médico de Senhor do Bonfim tem atitude homofóbica contra estudante e desrespeita professora da Uneb

 Na terça-feira da última semana (05.04) uma professora e um estudante da Uneb, do Campus de Senhor do Bonfim, foram desrespeitados com discurso agressivo e homofóbico proferido pelo médico plantonista, Amilton Soares, dentro do Hospital Dom Antônio Monteiro. O problema aconteceu durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado II, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, que pertence ao convênio firmado entre a Uneb e a Secretaria Municipal de Saúde do município de Bonfim. 

Segundo relatos de testemunhas, as agressões verbais do médico, realizadas na presença de vários pacientes e membros da equipe de saúde, aconteceram porque o plantonista Soares, inconformado que o aluno usava brinco, passou a questionar a conduta da professora Claudia Ferreira. Ainda de acordo com testemunhas, o médico, aos gritos, dizia que o aluno não poderia usar brincos dentro da instituição pelo fato de ser homem. De posse das normas de estágio do Hospital Dom Antônio, a docente informou que não havia nenhuma referência sobre a proibição de uso de brincos na Instituição. Como resposta, o médico enfatizou o caráter homofóbico de sua agressão. Por meio de mais um grito disparou que não se referia a normas do hospital, mas normas sociais. Irritado com a professora, que saiu em defesa do estudante, o médico Soares partiu para o assédio moral, afirmando que a docente era “subalterna do hospital”, local em que ele era diretor clínico. Encerrou chamando-a de “insubordinada".
 
Após o acontecimento, a professora formalizou o ocorrido na Uneb, por meio de um registro na reunião do Colegiado do Curso de Enfermagem, que, consequentemente, levou ao conhecimento da Direção do Departamento. Na oportunidade, o Diretor do Campus VII, Marcos Marques, constituiu Processo Administrativo contendo relato escrito da docente, de alunos e documentos pertinentes ao caso. 
 
Por solicitação do diretor, no dia 07.04, foi realizada uma reunião entre Uneb e Secretaria da Saúde, que também contou com a presença da representante local da ADUNEB, professora Mirian Brito. Após a exposição dos fatos, os dois lados reconheceram a gravidade do problema e a importância da prática de estágio no citado hospital, tanto para a Uneb, quanto para a população e o município. O diretor do hospital e a secretária da saúde, após proferirem pedido de desculpa verbal, informaram sobre a imediata apuração dos fatos e tomada de providências. 
 
Uma reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (18) entre o coordenador do Curso de Enfermagem e o diretor do Hospital Dom Antônio Monteiro, além da confirmação de outra reunião com todos os professores do Curso de Enfermagem e a direção da unidade de saúde. A Secretária solicitou ainda que é necessária a revisão dos regulamentos do hospital e a sua exposição no local. 
 
Além dos encaminhamentos citados, a diretoria da ADUNEB e sua assessoria jurídica analisam medidas cabíveis de auxílio e proteção à docente Claudia Ferreira.