Notícias

Estatuinte – ADUNEB é contrária ao posicionamento da Reitoria sobre a formação de Comissão



 Manipulação e falsa paridade defendida pela Administração Central será discutida pela categoria docente na Assembleia Geral desta quarta-feira (06)


Na reunião do Conselho Universitário (Consu) os representantes da ADUNEB foram veementemente contrários ao encaminhamento da Reitoria de formação da comissão, que irá avaliar a proposta de Estatuinte feita pela própria Administração Central. A atividade aconteceu no Campus da Uneb de Paulo Afonso, nos dias 30 e 31 de março. Agora a diretoria do sindicato ampliará a discussão ao conjunto dos professores, que debaterá o assunto em Assembleia Geral Docente, nesta quarta-feira (06), às 14h, no Campus I. 
 
Para a formação da comissão, devido à luta da ADUNEB pela transparência e democracia no processo Estatuinte, parte do princípio defendido pelo Movimento Docente (MD) foi aprovado pelo Consu: a paridade nas discussões entre os únicos três segmentos da comunidade acadêmica – professores, técnicos e estudantes. Cada categoria terá direito a três votos na comissão. Porém, no que se refere ao segmento docente, a pressão política da Reitoria sob parcela dos conselheiros, também fez com que se aprovasse uma falsa paridade. Dos três votos de professores, de maneira antidemocrática, apenas um será realmente destinado à categoria, por meio de representação do Movimento Docente. Os outros dois serão do Fórum de Diretores e da Reitoria. 
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, como entidade legitima e representativa da categoria docente, o sindicato se posiciona veementemente contrário ao encaminhamento da Reitoria. Em defesa, mais uma vez, da construção de um processo amplamente democrático, os diretores do sindicato ressaltam que a escolha dos três representantes da categoria deveria ser feita em Assembleia Geral Docente, e não por meio da imposição dos gestores da equipe do Reitor. Se para além dos cargos administrativos todos são professores da universidade, por respeito a pilares éticos e democráticos, entende-se que a escolha dos nomes deveria ser realizada em Assembleia Docente, espaço máximo de deliberação e legitimação da categoria. 
 
Ainda de acordo com a diretoria do sindicato, os princípios defendidos pela ADUNEB, no processo Estatuinte, são amplamente apoiados pela comunidade acadêmica. Em visitas a trabalho aos campi e em reuniões, são evidentes as manifestações de apoio as proposições do sindicato. E é por respeito à democracia e contra a manipulação na formação da comissão, por parte da Reitoria, que a ADUNEB continuará a defender a democracia e a legitimidade das representações das categorias. 
 
Indignada com o posicionamento antidemocrático da Reitoria, a diretoria da ADUNEB conclama a categoria para um amplo debate nesta quarta-feira (06), às 14h, no auditório da ADUNEB, na Assembleia Geral (leia o edital). Compareça!