Notícias

Reajuste linear já! Dia 07 de abril acontece ato unificado dos servidores públicos estaduais



 Unidade de luta levará centenas de manifestantes, de várias categorias, ao CAB
 
Em Plenária Geral o conjunto dos servidores públicos estaduais, em 21.03, deliberou pela construção de um ato público de reivindicação, a ser realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na manhã do dia 07 de abril. A unidade de luta de várias categorias do funcionalismo público é organizada pelo Fórum das ADs e pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). O protesto será para denunciar o governo Rui Costa, que ameaça não pagar o reajuste linear aos quase 270 mil servidores estaduais. O citado reajuste é um direito da categoria, previsto no Estatuto do Servidor Público Estadual, com data-base em 1º de janeiro, e tem como função devolver ao bolso do trabalhador as perdas inflacionárias do ano anterior; o que em 2015 corresponde a mais de 11%.
 
Segundo os professores do Fórum das ADs, a concentração para o ato público acontecerá em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, às 9h, depois manifestantes ocuparão as ruas do CAB e seguirão em marcha até a Governadoria. A expectativa é a participação de centenas de pessoas.
 
Ato na SEC
 
No período da tarde, a partir das 14h, a comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia novamente seguirá pelas ruas do CAB até a Secretaria Estadual da Educação.  No local, professores, estudantes e técnico-administrativos reivindicarão respeito do governo Rui Costa à educação pública superior, principalmente em relação à condições dignas de trabalho, preservação de direitos trabalhistas, infraestrutura adequada aos cursos e política de permanência estudantil (leia mais).