Notícias

Setor Iees/Imes do ANDES-SN debate Fundo Nacional de Solidariedade

 Representantes da ADUNEB participaram no último final de semana (11 e 12), em Brasília, da reunião do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN. Entre os assuntos da pauta estava o avanço das discussões sobre a possível criação do Fundo Nacional de Solidariedade, Mobilização e Greve do Sindicato Nacional. O objetivo será respaldar o Movimento Docente, das universidades estaduais de todo o país, em momentos de mobilizações e greves. 

Segundo a diretoria da ADUNEB, como fruto das discussões foi aprovado a indicação, ao ANDES-SN, do aumento dos repasses para as atividades de mobilização e greve das Iees/Imes.
 
Outro debate foi sobre a destinação de recursos do Governo Federal às universidades públicas estaduais. De maneira geral, os discursos foram favoráveis ao recebimento do citado recurso, porém, desde que as Iees/Imes tenham autonomia para executar o dinheiro recebido. Outra preocupação da ADUNEB é que a o recurso vindo do Governo Federal não desresponsabilize todas as obrigações do governo estadual com a educação pública superior. O recurso vindo de Brasília terá que ter um caráter de implemento e não de substituição de fonte orçamentária.
  
No próximo encontro do setor, que ocorrerá na cidade de Palmas (TO), ainda neste semestre, com data em aberto, será discutida a organização do Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes, que acontecerá na Bahia, sediado pela ADUNEB.
                                                                                                                                                            Foto: ANDES-SN
Docentes das Iees / Imes durante Encontro Setorial