Notícias

Ato Público por emenda à LOA 2016 acontece na próxima terça-feira (01)

 Atividade ocorrerá na Alba, em Salvador, e terá a presença da comunidade acadêmica das Ueba

Para pressionar os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a aprovar uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, o Fórum das ADs organiza um grande Ato Público com a presença de professores, estudantes e servidores técnicos. A atividade acontece nesta próxima terça-feira, 1º de dezembro, a partir das 10h, em frente a Alba. A ADUNEB constrói a mobilização conjuntamente com as outras Associações Docentes das demais Universidades Estaduais da Bahia, mas, por como não estar em período regular de aula, na Uneb não haverá paralisação.  
 
Segundo a diretoria do sindicato, o Ato Público também tem como objetivo denunciar o processo de precarização, imposto pelo governo Rui Costa, à educação pública superior da Bahia. Os membros da comunidade acadêmica dos campi do interior, interessados em participar da mobilização, deverão entrar em contato com a ADUNEB ou com os representantes do sindicato nos Departamentos (aduneb@aduneb.com.br / 71 - 3257-9333). Ônibus serão fretados para transportar os manifestantes até a capital.
 
Desde 2012, o Fórum das ADs luta por maior orçamento para as Ueba. Devido à política de arrocho orçamentário, as verbas destinadas pelo Estado às universidades não acompanham o crescimento das mesmas. A cada ano aumentam o número de estudantes, de cursos de graduação, pós-graduação e laboratórios de pesquisa, e a necessidade por maior número de professores concursados. 
 
Para suprir as demandas em ensino, pesquisa e extensão, são necessários tanto uma emenda à LOA do próximo ano, quanto o aumento do repasse da Receita Líquida de Impostos (RLI), dos 5% atuais para 7% (leia mais). Segundo estudos realizados pela Adusb, as perdas reais das Ueba, acumuladas de 2013 a 2016, ultrapassam os R$ 73 milhões (veja o cálculo no anexo). Esse é o valor reivindicado pelos professores do Fórum das ADs de suplementação da LOA 2016. Assim, seria possível ao menos garantir a recomposição das rubricas de manutenção, custeio e investimento. 
 
Há mais de 35 anos as Ueba são um patrimônio do povo baiano, oferecem a oportunidade de formação intelectual, cultural e abrem novos horizontes profissionais a milhares de estudantes. A luta em defesa da educação pública superior precisa ser de todas/os. Convide os colegas. Participe! 
 
Ato realizado pelas Ueba, na Alba, em 2014 
Anexos:
Perdas orçamentos Ueba