Notícias

Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria tem participação da ADUNEB

 A ADUNEB marcou presença no XVIII Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do Andes-SN, e a reunião do GT de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GT SSA), que aconteceu de 05 a 08.11, em Recife. Entre os diversos temas discutidos, foram abordadas questões relativas à dívida pública e suas implicações na política social, as reformas da previdência e as perdas de direitos dos trabalhadores.

Segundo as diretoras da ADUNEB que estiveram presente na atividade, as discussões deixaram clara a política, tanto do governo federal quanto dos estados, de ataque ao funcionalismo público, em especial, a previdência social. No âmbito federal alguns exemplos são a recente norma que obriga a adesão automática e retroativa do Funpresp, a perda do abono permanência, o retorno da contribuição do aposentado, dentre outros. Já a Bahia, do governador Rui Costa, que segue a política petista de ataque ao trabalhador, também impôs aos servidores, em janeiro deste ano, o PrevBahia, um regime de previdência complementar (leia mais). Em agosto, fez novas retiradas de direitos ao promover a mudança no Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado, que prejudicou, entre outros, viúvas e pensionistas (leia mais). 
 
Atenta ao pacote de maldades do governo contra o trabalhador, a ADUNEB conclama todos os docentes que fiquem alertas, pois, a atitude do governo federal em impor adesão automática dos novos servidores ao Funpresp, pode ser repetida na Bahia por meio do PrevBahia. Na luta contra os desmandos do governo de Rui Costa, a ADUNEB entrará no Ministério Público contra a imposição esse modelo de previdência complementar (leia mais).
 
Para os especialistas em previdência pública presentes na atividade, é necessário desconstruir o discurso governista de crise na previdência. As estratégias dos governos estaduais e federal são utilizar a desculpa da crise para atacar os direitos e o bolso dos trabalhadores. Os números utilizados pelos governistas, na tentativa de embasar a suposta crise, levam em consideração apenas a contribuição do servidor, sendo que na realidade, os cálculos deveriam levar em conta também a contribuição patronal. 
 
Para ampliar o debate sobre assuntos de previdência e aposentadoria a ADUNEB irá propor uma reunião do GT estadual, o mais breve possível, sobre o mesmo assunto. A intenção é ampliar as possibilidades de defesa da categoria contra os desmandos do governo. Outra ação do GT SSA é a realização uma oficina sobre saúde do trabalhador, tendo como um dos objetivos a construção de um projeto de pesquisa sobre o tema. O evento será sediado, em Salvador, pelas Universidades Estaduais da Bahia e a Regional Nordeste III, do ANDES-SN, provavelmente após o carnaval. 
 
                                                                                                                                    Foto:  Adufepe-SSind
 Encontro debateu os ataques do governo ao funcionalismo público