Notícias

ADUNEB é contrária à cobrança de taxas para cursos de pós-graduação

 A diretoria da ADUNEB vem a público reafirmar o comprometimento do Movimento Docente com a luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Dessa maneira, se posiciona veementemente contrária à criação de uma comissão, na Uneb, para elaborar proposta para regulamentação de cobrança de taxas para os cursos de pós-graduação.

A ideia de organizar uma comissão na Uneb para cobrar por cursos de pós-graduação tem sido encaminhada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG). O grupo gestor passou a discutir sobre a cobrança das taxas, que intensifica a mercantilização da educação e vai contra os princípios do Movimento Docente, logo após a decisão favorável pela cobrança, feita pela Câmara dos Deputados Federais, realizada na última quinta-feira (24).
 
A comissão especial da câmara aprovou o relatório final da Proposta de Emenda à Constituição 395/14, que permite a cobrança de cursos de pós-graduação lato sensu e mestrado profissional em universidades públicas, assim como cursos de extensão.
Os professores da ADUNEB ressaltam que o sindicato se recusa a participar da citada comissão, mas ficará atento e fiscalizará a tentativa do grupo gestor em instalar o processo de privatização da educação na Uneb.