Notícias

Campus de Valença debate pauta interna

 Professores, estudantes e técnicos do campus de Valença estiveram reunidos, em 03.09, em mais uma edição do ADUNEB na Estrada. A projeto é organizado pelos professores da Associação dos Docentes da Uneb. Entre outros objetivos, tem a função de ouvir a categoria docente sobre os princípios que serão defendidos pela ADUNEB na elaboração da Estatuinte, e também debater as pautas específicas de cada Campus/Departamento da universidade.


A atividade começou com a avaliação da vitoriosa greve docente e um repasse sobre a atuação do Grupo de Trabalho, entre Fórum das ADs e governo, que discutem atualmente o Projeto de Lei de Revogação da Lei 7176/97. Também foi feito um rapasse sobre as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho. Segundo os docentes da ADUNEB, no mês passado já foi publicado no Diário Oficial do Estado mais de 120 progressões e uma pequena parcela das mudanças de regime de trabalho. Nesta terça-feira (08), o superintendente de recursos humanos da Saeb, Adriano Tambone, confirmou que o restante será publicado neste mês de setembro. O Fórum das ADs está alerta, faz pressão e acompanha passo a passo o cumprimento do acordo por parte do governo.

Estatuinte

Na discussão sobre o processo Estatuinte a ADUNEB apresentou os princípios defendidos pelo Movimento Docente (MD), entre eles, sobretudo, o respeito ao amplo debate democrático, e a paridade nas representações dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica: professores, estudantes e técnicos.
 
Uma das propostas do MD de Valença é que as plenárias departamentais se constituam como um dos importantes espaços de discussões do processo Estatuinte. A sugestão dos professores do Campus XV também é defendida pela ADUNEB.

Pauta interna

No debate sobre a pauta interna, uma das reivindicações da categoria docente de Valença foi a criação de cursos de idiomas também no interior. Se a Administração Central tem como propostas a internacionalização da universidade, é necessário respeitar o princípio da isonomia, levando o aprendizado de idiomas e a citada internacionalização a toda Uneb.

Santo Antônio de Jesus

Neste mesmo dia 3, a ADUNEB também esteve no Campus de Santo Antônio de Jesus para uma roda de conversa. Assuntos relevantes à categoria docente foram pauta da reunião. Como no mesmo dia acontecia reunião do colegiado de mestrado e outras importantes atividades acadêmicas, uma nova ação do ADUNEB na Estrada foi pré-agendada para 20 de outubro.
 
Reunião em Valença