Notícias

Debate sobre a desmilitarização da polícia e da política terá participação da ADUNEB


Acontece amanhã, sexta-feira (14), debate sobre a desmilitarização da polícia e da política. Tendo a ADUNEB como um dos apoiadores, a atividade acontece às 18h, no auditório da Faculdade de Economia da UFBA. Em tempos de criminalização dos movimentos sociais, debater a desmilitarização torna-se imprescindível para se construir uma pauta civilizatória e uma frente de luta ao constante uso da repressão policial, como forma de conter as demandas sociais e a luta das/os trabalhadoras/es.  

Na ocasião também serão lançados dois livros. O primeiro tem como título “Desmilitarização da Polícia e da Política: uma resposta que Virá das Ruas”, organizado pelo militante Givanildo Manoel da Silva. Já o segundo, denominado “Indignos da vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro”, é de autoria do delegado da polícia civil do Rio de Janeiro, Orlando Zaconne. Ambos estarão presentes no debate.

Vale lembrar que o 34º Congresso do ANDES-SN,realizado em fevereiro deste ano, o Sindicato Nacional incorporou a sua pauta o combate ao racismo institucional; a intensificação das ações pela aplicabilidade da legislação que tipifica racismo como crime; a luta pela liberdade religiosa; e a atuação em conjunto com outros movimentos sociais e sindicais pela desmilitarização da polícia, bem como a luta pela descriminalização das drogas. Para o ANDES-SN essas pautas tem um importante papel no fortalecimento da luta contra o genocídio da população negra.