Notícias

Comunicado do Comando de Greve da ADUNEB

 O Comando de Greve da ADUNEB lamenta profundamente que a Reitoria da Uneb, em um momento delicado de greve dos professores e dificuldades acadêmicas e orçamentárias, o Sr. Reitor José Bites, informe à comunidade universitária que está discutindo com o grupo gestor a minuta da revogação da Lei 7176/97. Segundo a matéria publicada no site da Instituição, em 1º de julho, após a discussão, o grupo gestor encaminhará uma proposta ao Fórum dos Reitores, governo e Assembleia Legislativa, sem ter, até o momento, a menor intenção de estabelecer diálogo com o Movimento Docente. “Vamos apresentar esta proposta e as nossas considerações ao Fórum de Reitores das Universidades Estaduais, ao governo e também aos deputados estaduais, antes do encaminhamento do PL para a Assembleia Legislativa”, destacou o Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho”, afirma a matéria em questão.

É do conhecimento de todas/os que a revogação da Lei 7176/97, considerada um entulho autoritário do período Carlista, é uma histórica bandeira de luta dos professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia. É ainda parte integrante da pauta de reivindicações 2015 da categoria e já está em avançado processo de negociação entre o Movimento Grevista e os representantes do governo. O Comando de Greve da ADUNEB lamenta ainda, mais uma vez, a insensibilidade política do Reitor.
 
Ao lado dessa questão, lamentamos também o tom ameaçador do ofício que recebemos da Reitoria, em 1º de julho, a respeito da cobrança que fizemos sobre a pauta interna. Trata-se de um estranhamento desnecessário ao processo de negociação dos interesses docentes dentro da Uneb.