Notícias

Assembleia dos professores aprova manutenção da greve e intensificação das atividades de mobilização



 Manutenção da greve, intensificação das ações de mobilização e enfrentamento, ainda mais fortes, ao desrespeito e a irresponsabilidade do governo Rui Costa com as Universidades Estaduais da Bahia. Essas foram as principais deliberações da mais recente Assembleia Geral Docente da ADUNEB, realizada em 19.06, no campus I.

No início da atividade o Comando de Greve fez o repasse da reunião acontecida com o governo no dia anterior (leia aqui), em que os representantes do estado, novamente, demonstraram total desinteresse em negociar. Todas as falas que vieram a seguir criticaram duramente a posição intransigente de Rui Costa, que não tem vontade política em negociar concretamente as reivindicações da comunidade acadêmica. Devido a outros interesses econômicos e políticos busca o sucateamento das Ueba. O governo da Bahia analisa a educação pública superior como gasto e não como investimento, que beneficia a formação de cerca de 60 mil alunos nas quatro Ueba.
 
Segundo o Comando de Greve da ADUNEB, o Movimento Docente (MD) mostra responsabilidade e disposição para a negociação. A culpa pela permanência da greve é de responsabilidade exclusiva de Rui Costa. A partir de agora as reivindicações serão ainda mais intensas em defesa das Ueba. Foi o conjunto dos professores que resgatou, por meio da luta e de fortes greves, a dignidade da Uneb e das demais Ueba, com a conquista do Estatuto do Magistério Superior e outros ganhos à categoria. Foi graças à união e luta conjunta que o MD saiu vitorioso da greve de 2011, após a ocupação da Assembleia Legislativa por sete dias. A determinação dos professores também foi a responsável pelo aumento salarial de 2013. A história de conquistas do MD é o alicerce e o exemplo a seguir: a luta continua!