Notícias

Em reunião com o Reitor, Comando de Greve da ADUNEB pressiona por instalação da Estatuinte

 Outros pontos da pauta interna também foram discutidos

Integrantes do Comando de Greve da ADUNEB estiveram reunidos com o Reitor José Bites e sua equipe, em 17.06, para debater a pauta de reivindicações interna da categoria docente. A atividade foi realizada entre Reitor e Movimento Docente (MD), a partir da forte pressão da comunidade acadêmica, nos dias 10 (leia mais) e 11 (leia mais), com a ocupação da Reitoria. A reunião, embora tenha sido considerada produtiva pelos professores, com encaminhamentos de vários pontos da pauta, esbarrou na discussão sobre a instalação da Estatuinte na Uneb, um dos itens centrais da pauta interna, defendida pelos movimentos Docente e Estudantil.

Durante a reunião várias falas dos professores reforçaram a importância da Estatuinte na universidade. Um momento importante para que se discuta democraticamente, por toda a comunidade acadêmica, os caminhos a seguir na Uneb e a construção do seu novo estatuto. Para o Comando de Greve da ADUNEB, a instalação da Estatuinte é a ferramenta mais democrática para a discussão e resolução de grande parte dos problemas que constam na pauta interna da universidade.

A proposta do MD foi que o Reitor crie uma comissão de professores, técnicos e estudantes, que teriam o objetivo de elaborar uma metodologia para fomentar a discussão da Estatuinte na Uneb. Cobrado por uma data para resposta, José Bites afirmou que entrará em contato com o sindicato nos próximos dias. Mesmo sabendo que Uefs e Uesb já estão com seus processos de Estatuinte avançados e que ele, no papel de Reitor, tem a possibilidade de entrar para a história da Uneb de maneira positiva, Bites ainda não assumiu a Estatuinte como projeto.

Comissões e GTs

Para os outros pontos da pauta, vários encaminhamentos foram feitos. A Reitoria se comprometeu a criar, com a participação da ADUNEB, comissões e grupos de trabalho (GTs) específicos para as discussões. Uma das comissões, por exemplo, ficará responsável em debater e criar soluções para as pautas sobre o conjunto de temas relacionados a direitos trabalhistas, combate ao assédio moral, nepotismo e agilidade na liberação dos processos internos dos docentes. Outra comissão específica também estudará as reivindicações de Bolsa para licença sabática e pós-doutorado, como as existentes da Uesb. 

Apesar a reunião produtiva, a ADUNEB continuará a cobrança pela solução das pautas internas da universidade. Outras reuniões, a criação e o afetivo trabalho das comissões e GTs são fundamentais para que se minimizem os problemas internos na Uneb. Juntos somos fortes!

Em reunião pautas internas avançam, mas Reitor não assume a Estatuinte