Notícias

Com a aprovação da greve Movimento Docente pressiona Reitor quanto às pautas internas

 No início da noite de quinta-feira (07), dia em que a assembleia geral dos professores da Uneb aprovou a greve por tempo indeterminado (leia mais), o comando de greve da ADUNEB fez reunião com a administração central. 

Segundo os professores, além de formalmente cumprir a ação de informar ao reitor, José Bites, via ofício, sobre a deflagração da greve, o Movimento Docente (MD) aproveitou a oportunidade para estender as discussões sobre os problemas da Uneb. Apresentou ao administrador central as pautas internas da universidade, muitas das quais já de conhecimento de Reitor. 
 
Ainda segundo os docentes, a maioria da pauta interna de reivindicações surgiu como resultado inicial das discussões do projeto ADUNEB na Estrada, momento em que os diretores do sindicato percorrem os campi para debater os problemas gerais e específicos da Uneb em cada campi. Embora a atividade ainda esteja em andamento, as primeiras visitas já possibilitaram a elaboração de uma pauta preliminar, que será ampliada à medida que as discussões forem estendidas a novos departamentos.
 
Em viagem ao Sul da Bahia, José Bites participou da reunião por videoconferência, sendo representado, em Salvador, pela Vice-Reitora Carla Liane. O Reitor não comentou sobre a pauta, argumentando que faria em momento posterior, pela impossibilidade de encaminhamentos à distância. Quanto à greve, afirmou respeitar a decisão da maioria dos docentes. Disse ainda que, após uma conversa com a equipe de gestão, neste início de semana, solicitará reunião com o comando de greve para discutir possíveis atividades já previstas e de difícil cancelamento.
 
Pauta interna apresentada ao Reitor:
 
1.    Estatuinte
2.    Creche ou auxílio creche
3.    Restaurante universitário
4.    Direitos trabalhistas: redefinição de recursos - Encaminhar os processos de promoção/progressão/mudança de regime de trabalho
5.    Agilidade nos processos internos dos professores
6.    Combate ao assédio moral
7.    Presença da ADUNEB nas comissões que tratem de interesse dos professores
8.    Regionalização do serviço médico interno
9.    Auxílio (bolsa) deslocamento
10.  Bolsa para licença sabática
11.  Bolsa pós-doutorado
12.  Revogação de resoluções
13.  Combate ao nepotismo
14. Reconvalidação de diplomas pela Uneb: mestrado/doutorado
15. Aumento no valor do abono alimentação
 
Comando de greve reivindica pautas internas ao Reitor