Notícias

ADUNEB é a favor da unidade de luta com estudantes e técnico-administrativos

 Na luta em defesa da qualidade do ensino e da universidade pública, a diretoria da ADUNEB acredita na construção da unidade de luta com as categorias dos estudantes e técnico-administrativos. E é nesse sentido que os professores apoiam as assembleias que serão realizadas pelo Movimento Estudantil (ME) da Uneb, tendo como pauta o estado de greve da categoria. No campus I a assembleia acontecerá amanhã, quinta-feira, às 11h, em frente à biblioteca. A grave crise financeira das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) atinge a toda a comunidade acadêmica. Conhecedores de que só a união e a luta mudam a vida, o ME da Uesc, em 17.04, aprovou o estado de greve. Na Uefs, os estudantes também já tem aprovado o indicativo de greve. Os docentes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc, na reivindicação por, no mínimo, 7% da Receita líquida de Impostos (RLI) já estão com estado de greve aprovado desde a última semana do mês de março.

Quanto à luta pela pauta específica dos discentes, os professores da ADUNEB apoiam e consideram legítima a reivindicação do Movimento Estudantil por 1% da RLI para questões relacionadas à permanência estudantil.

Unidade
 
Na construção da unidade e reconhecendo a importância de estudantes e técnicos na luta por maior orçamento às Ueba, a ADUNEB convida regularmente os coordenadores do DCE a participarem das reuniões do Fórum das 12, a exemplo dos encontros realizados em Salvador / Uneb, em 07.11.14 (leia aqui); em Vitória da Conquista / Uesb, em 27.08.14 (leia aqui); em Ilhéus / Uesc, em 21.10.13 (leia aqui); e em Feira de Santana / Uefs, em 26.08.13 (leia aqui). O Fórum das 12 é um espaço que congrega representantes de professores, alunos e técnicos das quatro estaduais da Bahia. No mesmo sentido, em 07.04, o sindicato dos professores convidou o DCE para uma reunião a fim de discutir a paralisação das Ueba, que aconteceria no dia seguinte. Na ocasião o DCE foi favorável à paralisação.
 
Além do DCE, a diretoria da ADUNEB reconhece o apoio e saúda DAs, CAs e coletivos de estudantes que, desde 2012, quando teve início a luta por 7% da RLI as Ueba, participam das atividades de mobilizações, unindo ações ao Movimento Docente.
 
Técnico-administrativos
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, a união também começa a se intensificar com o Sintest, que demonstra sensibilidade para os problemas comuns das categorias. Em 14.04, a coordenação geral publicou nota aderindo ao Dia Nacional de Paralisações, somando forças à ADUNEB e demais sindicatos, contra o Projeto de Lei 4330/04, que legisla sobre as terceirizações e ataca os direitos trabalhistas (leia aqui). 
 
Da mesma maneira, a nova gestão que tomará posse em  28.04, já publicou matéria, em 30.03, afirmando ter o interesse em dialogar com os movimentos docente e estudantil nas pautas comuns das três categorias (leia aqui). 
 
Já nos próximos dias a direção da ADUNEB pretende realizar reuniões com estudantes e técnicos para fortalecer ainda mais a luta pelas pautas comuns às categorias.
 
Juntos somos fortes!
 
Fórum das ADs realizado em novembro do ano passado, em Salvador