Notícias

Orçamento das Ueba - Fórum das ADs faz reunião e denuncia: gov. Rui Costa tenta enganar a sociedade



 Um dia após a forte mobilização que levou mais de 500 manifestantes da comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) à Secretaria da Educação - SEC (leia mais), o Fórum das ADs fez reunião na ADUNEB, em Salvador. Entre os itens da pauta estavam a análise do Ato Público do dia 8 e as estratégias para a continuidade da luta. Para os professores do Movimento Docente, a nota divulgada pelo governo, em 08.04, em resposta ao Ato Público, foi mais uma tentativa de enganar a mídia e a população baiana. 

Enquanto professores, estudantes e técnicos de várias regiões do estado se reuniam na SEC e denunciavam a grave crise orçamentária das Ueba, o governo divulgava uma nota à imprensa em que tentava omitir a verdade dos números. Para esconder o fato de ter cortado das Ueba, em custeio e investimento, R$ 19 milhões em dois anos, afirmou ter aumentado o orçamento para 2015 em 3,8%. O que os governistas não mostraram é que para chegar ao índice de 3,8% de aumento fizeram uma somatória dos setores de pessoal, custeio e investimento. Não informaram ainda que o setor de pessoal, responsável pelos salários de professores e técnicos, obrigatoriamente aumenta devido às recomposições salarias e direitos trabalhistas garantidos em lei, como insalubridade, progressão, promoção e alteração de regime de trabalho. Os docentes reforçam a denúncia: o descaso do governo do estado reduziu o orçamento das Ueba em R$ 19 milhões. E desafiam o governo a provar o contrário.

Repúdio ao descaso com estudantes e técnicos
 
Durante o Fórum das ADs, os professores ressaltaram com repúdio o descaso do governo, durante a reunião do dia 8, às pautas especificas dos técnicos e, principalmente, do movimento estudantil. Há anos os discentes lutam por 1% da Receita Líquida de Impostos para as demandas de permanência estudantil, como restaurantes universitários, residência e creches. Depois de ouvir as reivindicações dos estudantes, em nenhum momento, o governo manifestou interesse em abrir negociação com os alunos, que continuam mobilizados e fortes na luta.
 
Conquista da comunidade
 
Na reunião que a comunidade acadêmica arrancou do governo durante a mobilização, em 08.04, os representantes de Rui Costa confirmaram a devolução de cotas orçamentárias das Ueba no valor de 20%, retiradas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Comprometeram-se ainda que, a partir de abril, o orçamento das Ueba será repassado 100%. Para os professores do Fórum das ADs, essa conquista é consequência da luta conjunta de toda a comunidade acadêmica, que realiza forte pressão desde o início do ano. 
 
Embora a garantia do orçamento 2015 seja um avanço, para os professores, a conquista ainda é muito tímida se comparada a todos os problemas estruturais e financeiros enfrentados pelas Ueba. É necessário aumentar a pressão e o tensionamento. Para 24 de abril foi agendada uma segunda reunião com o governo. A expectativa do Movimento Docente é que os representantes de rui Costa tragam respostas concretas às reivindicações das Ueba. Caso não negociem, a greve por tempo indeterminado pode acontecer já nas próximas semanas. 
 
Professores mostram a verdade dos números e desafiam governo e provar o contrário