Notícias

ADUNEB faz primeira participação em reunião do Consepe

 Os professores da ADUNEB participaram da reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada em Salvador, em 1º de abril. A atividade foi a primeira após o movimento docente da Uneb ter reconquistado o direito à representação e voto no Consepe, fazendo o enfrentamento ao autoritarismo da Lei 7176/97.

Durante o debate os professores da ADUNEB ressaltaram a importância do Consepe enquanto espaço democrático de discussão das questões universitárias. Porém, foi estabelecida a crítica quanto à pauta esvaziada daquele conselho, o que reflete, na análise da diretoria da ADUNEB, a ausência de uma participação ativa das câmaras. Ainda segundo os docentes, as discussões propostas não refletem os atuais problemas da Uneb. É necessário um amplo debate sobre os fatores que impactam ensino, pesquisa e extensão. Os representantes do sindicato ressaltam que, a partir de agora, cobrarão mais ação e debates produtivos das câmaras.

Outro questionamento realizado pelos docentes foi sobre a inexplicável demora, por parte da administração central, na criação da Comissão de Conciliação. Idealizada pela ADUNEB, essa comissão teria como objetivo combater o assédio moral dentro da universidade, além de tentar construir entendimentos e acordos antes que os processos cheguem ao âmbito judicial, o que os tornarão lentos pela burocracia do estado.  
 
No final da reunião o reitor, José Bites, se comprometeu em realizar, no prazo de duas semanas, reunião com os presidentes, vices e secretarias das câmaras para elaborar a agenda e pautas das próximas reuniões.