Notícias

Base da PM fora da Uneb

 O Conselho Universitário (Consu) da Uneb deliberou contra o funcionamento de uma base da Polícia Militar dentro das dependências do campus I. A decisão dos conselheiros aconteceu na reunião realizada no campus de Serrinha, em 06.03, e veio depois de muita pressão e mais de um ano de debates e polêmicas sobre o assunto. A ADUNEB já se posicionava publicamente contrária à base policial, desde dezembro de 2013, durante a gestão do reitor Lourisvaldo Valentim, quando aconteceu uma audiência pública, no teatro da universidade, para iniciar as discussões sobre o tema (leia mais).

Para a diretoria da ADUNEB, é necessário valorizar a universidade como um espaço de socialização do saber, da democracia, do debate e fomento de ideias. Denúncias feitas por moradores da comunidade da Engomadeira, vizinha à Uneb, relatam a maneira violenta com que a PM trata os cidadãos locais. Ao contrário do que é divulgado pelo estado, as experiências mostram que tais bases policiais, invés de trazer a paz, reforçam a política de criminalização das periferias, das minorias e dos economicamente excluídos. O relato dos moradores da Engomadeira foi reforçado recentemente pela chacina, cometida pela PM, de 12 pessoas da comunidade. O caso ganhou repercussão nacional.
 
Segundo o reitor da Uneb, José Bites, uma sindicância será aberta para analisar os cerca de R$ 400 mil já investidos da construção do prédio, e qual será a melhor utilização do local.
 
                                                                                     Foto: Juarez Matias/Bocão News
Construção em que seria instalada a base da PM