Notícias

Moções de repúdio ao governador Rui Costa são aprovadas na plenária final do 34º Congresso do ANDES



 Após seis dias de intensos debates o 34º Congresso do ANDES-SN foi encerrado já na madrugada do domingo (29). A plenária final aprovou 34 moções. Entre elas a formulada pelo Fórum das ADs, de repúdio ao governador da Bahia, Rui Costa, pelo conjunto de suas ações contra os servidores públicos e, em especial, os professores das Universidades Estaduais da Bahia. Contra Rui Costa também foi aprovada uma moção repudiando a chacina do Cabula, em que uma ação policial assassinou 12 jovens. O texto foi apresentado pela Oposição Apub (Ufba).

Na análise do presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, o 34º Congresso cumpriu seus objetivos. “Foi um grande congresso em todos os aspectos, sobretudo, na maturidade e na consistência das discussões. Foi extremamente importante a decisão de fortalecer a CSP-Conlutas, de maneira ativa e contributiva. Agora, voltamos para casa com a missão de pensar na implementação, em nossas bases, das resoluções tiradas neste congresso”, afirmou o professor e líder sindical.
 
A diretoria da ADUNEB classificou o congresso como uma atividade extremamente produtiva, em que foram aprovadas várias resoluções importantes para o avanço da categoria. Com a participação de professores da ADUNEB nas discussões, inclusive com a apresentação e aprovação de Textos de Resoluções (TRs), foram conseguidas conquistas nos setores sociais, na luta por maior orçamento às Instituições de Estaduais de Ensino Superior e nas questões relacionadas à previdência, entre outras.
 
Diretoria do ANDES-SN durante a leitura da Carta de Brasília
 
Vários delegados da ADUNEB participaram pela primeira vez do Congresso do ANDES.  Segundo os professores novatos, a atividade proporcionou maior maturidade política. Foram extensos debates que, de maneira democrática, garantiram que as resoluções aprovadas atendessem às demandas das seções sindicais e dos trabalhadores que fizeram parte do evento.
Para encerrar os trabalhos foi lida a Carta de Brasília, que será publicada em breve no site da ADUNEB. O 34º Congresso do ANDES-SN contou com a participação de 71 seções sindicais, 339 delegados, 62 observadores, 7 convidados, 33 diretores e 14 jornalistas.
 
O próximo congresso do Sindicato Nacional acontecerá em Curitiba, em 2016. Já o Conad extraordinário, a ser realizado em no mês de junho, terá como sede novamente o cidade de Brasília.
 
Veja aqui mais fotos sobre o congresso que estão no Facebook da ADUNEB.
 
Moção de repúdio ao governo da Bahia (PT)
 
Proponente: Fórum das ADs (ADUNEB, ADUSB, ADUSC e ADUFS)

Para: Governador do Estado da Bahia; Secretário de Educação do Estado da Bahia (SEC); Coordenador da Coordenação de Ensino Superior (Codes/SEC) 

O 34º congresso do Andes-SN repudia o conjunto de ações do governador Rui Costa, que precariza os serviços públicos e intensifica o trabalho docente. Medidas adotadas, tais como: contingenciamento das verbas das universidades estaduais, corte que em dois anos totalizam 19 milhões da rubrica de custeio em investimento das universidades, suspensão de pagamento de vencimentos retroativos, aos quais os professores têm direito e a criação, na calada da noite, do PrevBahia, que prejudica o conjunto dos trabalhadores públicos. Ao lado disso, o governador Rui Costa não responde, até o momento, à pauta de reivindicações dos  professores das universidades estaduais, e nem o reajuste linear, reposição da inflação, cuja data-base foi em janeiro.