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Professores criticam o novo PIT e pedem adequações no sistema

 O resultado da enquete respondida pelos professores na página da ADUNEB reforça as atuais críticas feitas por inúmeros docentes sobre a dificuldade de preenchimento do novo Plano Individual de Trabalho Docente (PIT). Além da enquete, contundentes comentários são manifestados tanto nas listas de e-mails da Uneb quanto enviados ao endereço eletrônico no sindicato. Criado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), em 13.10, o novo PIT, segundo a reitoria, deveria facilitar o preenchimento de dados das atividades funcionais dos professores. Na prática o que ocorre é uma insatisfação generalizada. Ainda nesta semana a ADUNEB, em reunião com a reitoria, reivindicará a formação de uma comissão, com a participação dos professores, para buscar maneiras de aprimorar o PIT. O sindicato também solicitará que o prazo para entrega do Plano, que encerra dia 28.11, próxima sexta-feira, seja prorrogado devido aos problemas apresentados pelo mesmo. 

Pela enquete da ADUNEB, que perguntou qual o principal problema encontrado pelo docente no momento de responder o PIT, 80% das respostas informaram ter algum tipo de dificuldade ao preencher o documento. Apenas 20% dos votantes afirmaram estar satisfeitos com o novo sistema. A maioria das críticas diz respeito à falta de espaço para que os professores possam comprovar as inúmeras atividades de trabalho e suas especificidades. Segundo a diretoria da ADUNEB, o novo sistema eletrônico do PIT se transformou em um ponto de preocupação. O modelo atual colabora com o mascaramento da sobrecarga de trabalho, pois, o docente exerce inúmeras atividades e não tem condições de comprovar parte das mesmas no novo sistema.
 
Entre as principais reclamações estão o preenchimento automático das cargas horárias; o fato do sistema não incluir as resoluções próprias de estágios; a ausência de espaço para as especificidades da vida funcional dos docentes ou mesmo o preenchimento de universidade de formação e curso; e a falta de orientação de como importar projeto do SIP para o PIT. Vários professores também se queixam sobre a ausência de local para informar algumas atividades inerentes à carreira acadêmica como, por exemplo, a participação em bancas, a atuação como parecerista de periódicos nacionais e internacionais, participação em comitês de avaliação de agências de fomento, sociedades científicas, entre outras. Da mesma maneira, também não existe espaço para a previsão de participação em eventos acadêmicos, o que já era contemplado no antigo formulário.
 
Ainda sobre a ausência de espaços para comprovação de atividades dos docentes, também não existe lugar para a descrição de atividades sindicais, uma conquista do movimento docente já garantida pelo Estatuto do Magistério Superior. Outro ponto falho é o PIT não levar em consideração o trabalho de orientação e coordenação em diversos programas de ensino, a exemplo o Programa de Iniciação à Docência (Pibid).
 
Diante de tantos problemas a ADUNEB espera que a administração central tenha escuta aos docentes e, de maneira democrática, realmente abra a discussão e faça as alterações necessárias no PIT eletrônico. 
 
ADUNEB na Estrada em Eunápolis - PIT foi uma das reclamações