Notícias

28 de outubro – Dia de Luta em defesa da Educação Pública nos estados



 As Associações Docentes (ADs) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), entre elas a ADUNEB, realizam em 28 de outubro, próxima terça-feira, um Dia de Luta em defesa da Educação Pública. A ação segue o encaminhamento feito pelo Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu no início de agosto, no Rio de Janeiro.  A atividade recebe apoio do ANDES-SN e tem como principais bandeiras reforçar as campanhas nos estados em defesa da educação púbica, gratuita e pelos 10% do PIB para a educação pública, já!”.

A solicitação das ADs é que os professores do Movimento Docente, de todos os campi das Ueba, participem da panfletagem. Cada campus tem ainda a autonomia para desenvolver mais ações de mobilização durante todo a Dia de Luta. As universidades permanecerão abertas e as atividades acadêmicas ocorrerão normalmente. A ADUNEB disponibilizará para todos os interessados o panfleto unificado das Ueba feito pelo Fórum das ADs.
 
Segundo os encaminhamentos do ENE, entidades sindicais e movimentos sociais, de maneira articulada, devem construir nesta segunda quinzena de outubro, os Dias de Luta em defesa da Educação Pública. Informações do ANDES-SN e da CSP-Conlutas demostram que as capitais de vários estados já realizam suas mobilizações, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Porto Alegre e Natal.
 
Pauta estadual
 
Além da pauta nacional que reivindica 10% do PIB para a Educação Pública Já!, o MD das universidades estaduais baianas reivindicarão também as bandeiras de luta estadual, como o aumento do orçamento das Ueba para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos; a ampliação do quadro de vagas docente; e a extinção da Lei 7176/97, que fere a autonomia de gestão das universidades.