Notícias

ADUNEB atenta às demandas dos aposentados

 A história de luta da ADUNEB mostra que o movimento docente atua pautado pela isonomia e no interesse de toda a categoria. Nesse sentido, o sindicato orienta os professores recém-aposentados ou em processo de aposentadoria que continuem filiados à ADUNEB. Para a luta contra os ataques do governo é necessária a união de todos, independente de classes, níveis, aposentados ou docentes em exercício.  

A vitoriosa campanha salarial, de 2012, foi um dos exemplos de que na ADUNEB ninguém fica para trás. Em uma das contrapropostas do governo, na mesa de negociações, a sugestão dos representantes de Jaques Wagner era excluir os aposentados do aumento salarial (leia mais) O sindicato foi veementemente contra a proposta. O acordo só foi firmado após o aumento de 7% no salário-base ser garantido para toda a categoria.
 
Outra bandeira de luta do sindicato que também beneficiará aposentados é o pagamento da URV por parte do governo estadual. A assessoria jurídica da ADUNEB tem processo judicial impetrado a favor dos professores.  Em setembro de 2013, o Superior Tribunal Federal (STF) determinou que os servidores terão direito a receber diferença de valores da URV (leia orientação sobre o assunto). Além disso, a assessoria jurídica do sindicato está à disposição dos professores, inclusive os aposentados, para questões trabalhistas no âmbito da Uneb.