Notícias

ADUNEB reivindica seleção da Bolsa PAC também no meio do ano

 Demanda antiga dos docentes, a ADUNEB reivindica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da Uneb (PPG) que a seleção para a Bolsa PAC também aconteça no meio no ano letivo. 

Professores têm solicitado que o processo seletivo para a bolsa PAC aconteça duas vezes ao ano, para que contemple aos docentes que fazem seleções de mestrado e doutorado no meio do ano letivo. Para a diretoria do sindicato, existe demanda de professores que justifica a reivindicação da categoria. As seleções para mestrado e doutorado no segundo semestre tem crescido. Na Uneb, por exemplo, existem Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), campus I; e o Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, em Jacobina, campus IV, entre outros. 
 
Atualmente, para a bolsa PAC é realizada apenas uma seleção no início do ano. Assim, os professores que entram no segundo período ficam prejudicados, podendo apenas participar da seleção, no mínimo, seis meses após o ingresso no programa de pós-graduação. O fato fere veementemente o princípio da isonomia universitária. O problema se agrava quando o docente da Uneb sai para fazer a pós-graduação em instituições em outros estados ou países, o que exige do professor gastos ainda maiores.  
 
A ADUNEB considera que o momento é oportuno para a reabertura da discussão, pois já está agendada, para o dia 22 deste mês, o início das reuniões da comissão da PAC, que debaterá as reformulações das resoluções que legislam a citada bolsa.
A PAC é um auxílio financeiro destinado a docentes e técnico-administrativos que utilizam o recurso para cobrir as despesas com os estudos e pesquisas de pós-graduação strictu sensu.