Notícias

ADUNEB avança no fortalecimento do MML no Movimento Docente das Ueba

 A ADUNEB fez atividade preparatória para o Seminário Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML). O objetivo foi fortalecer a construção do Movimento nas Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). O evento foi realizado no auditório do sindicato, em 02.08, no campus I – Salvador. Contou com a participação de integrantes do MML da capital, da diretoria executiva da ADUNEB, representantes dos campus de Teixeira de Freitas, de Santo Antônio de Jesus, da diretoria da Adufs, entre outras. A ação tem o apoio do Fórum das ADs. 

A atividade foi aberta por uma palestra da representante do MML, Monique Carneiro. Com o tema “História, construção e tarefas para um movimento feminista, classista e independente”, foi apresentado a todos os presentes o início do MML, as conquistas e os desafios atuais, entre eles a ampliação e fortalecimento das discussões sobre gênero e diversidade no movimento sindical.
 
Entre as estratégias debatidas para o fortalecimento do MML no Movimento Docente estão a discussão sobre a possível criação de um GT específico sobre a luta feminista e a disponibilização de ouvidorias nas ADs. Também foi pensada na organização de uma reunião ampliada, ainda a ser agendada; e ações para estreitar o relacionamento com outros movimentos acadêmicos e sindicais. Os encaminhamentos tirados, agora serão levados ao Fórum das ADs para ampla discussão.
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, o fortalecimento da luta feminista se faz necessário, pois a opressão à mulher trabalhadora, imposto pelo sistema capitalista, ainda ocorre em todos os setores da sociedade. Para o enfrentamento é preciso organizar as mulheres da classe trabalhadora na luta contra o preconceito, a exploração e o machismo. Além disso, construir a unificação da luta, junto com os homens, por conquistas para toda a classe trabalhadora.
 
O Seminário Nacional do MML acontecerá em São Paulo, em 16 e 17 de agosto. Leia aqui mais informações.
 
Mulheres em luta também nas ADs