Notícias

Campus de Eunápolis luta por sede própria

 Em reunião realizada em 17.06, a diretoria da ADUNEB entregou ao representante da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, documentos que reivindicam a solução para a falta de sede própria do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, do Campus de Eunápolis. Desde 2008, o departamento funciona em espaço cedido pela Empresa Veracel, por meio de contrato de comodato. 

Em maio deste ano, após a realização de três plenárias, a comunidade acadêmica local se manifestou favorável à permanência no espaço cedido pela Veracel. Devido aos importantes serviços prestados à região pela UNEB, a solicitação da comunidade acadêmica do campus XVIII é que a empresa em questão faça a doação do prédio à universidade. O local atualmente necessita de readequações, pois já não permite atender às crescentes demandas sociais por novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária. O regime de comodato não autoriza quaisquer modificações na estrutura arquitetônica do prédio. 
 
Em contrapartida à doação, o campus de Eunápolis se propõe a continuar a desenvolver importantes ações conjuntas com a empresa, que justificam a parceria, tais como a disponibilização de turmas voltadas para os colaboradores da companhia, em cursos de pós-graduação lato sensu em gestão ambiental, cursos de extensão em língua estrangeira, parcerias em pesquisas de áreas de interesse da empresa, dentre outras ações que possam ser acordadas entre as duas partes.
 
Desde a implantação do departamento, em 2000, a UNEB atende a necessidade regional na ampliação das relações socioculturais e econômicas da população, além de potencializar a profissionalização da mão-de-obra ligada ao parque industrial de papel e celulose. Atua na formação de profissionais que operam na superação das desigualdades e a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável capaz de conciliar crescimento econômico com justiça social e equilíbrio ambiental.
 
Diretor da ADUNEB entrega os documentos ao coord. da CODES