Notícias

Posse de diretores é marcada por forte discurso da ADUNEB e protesto de estudantes

 A solenidade de posse dos novos diretores dos 29 departamentos da UNEB, realizada no campus I, em 18.06, foi caracterizada pelo discurso da ADUNEB em defesa da educação e da universidade pública de qualidade, e pelas manifestações de dois grupos de estudantes que reivindicam pautas da permanência estudantil.

O discurso do sindicato, representado pelo diretor Milton Pinheiro, pontou as principais bandeiras do Movimento Docente (MD) e mostrou aos gestores que a ADUNEB continua com disposição para a luta. Os professores atuarão em todas as frentes de batalha necessárias para as conquistas da categoria.
 
A revogação da Lei 7176/97, que fere a autonomia das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) foi o primeiro ponto destacado pela ADUNEB. Outra pauta fundamental é o aumento do repasse orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos para suprir as demandas em ensino, pesquisa e extensão. Além dessas, outras importantes bandeiras de luta também foram citadas, como a desvinculação das classes às vagas para que docentes possam progredir na carreira e minimizar o problema da falta de professores; o avanço em pesquisa e ensino; a democratização da gestão da universidade, com a participação da ADUNEB no CONSU, tendo direito a voto; a construção de plenárias departamentais; auxilio creche; o combate intenso ao assédio moral na universidade; e a necessidade de repensar a UNEB por meio de uma estatuinte.
 
O protesto dos estudantes foi marcado por dois grupos distintos com faixas que reivindicam a instalação de creche escola e restaurante universitário. Os protestos eram de estudantes dos campi de Salvador, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Serrinha, Camaçari, entre outros.
 
No discurso de encerramento da atividade o reitor, José Bites, afirmou ser favorável a revogação da Lei 7176/97, o aumento de 7% da RLI e das plenárias departamentais, desde que realizadas efetivamente por todos os órgãos competentes. Apesar de não defender a bandeira da estatuinte, o gestor concordou que urge a necessidade de reestruturar a UNEB.
 
Diretor da ADUNEB discursa e mostra disposição do sindicato na defesa da categoria