Notícias

UEBA participa do 2 de Julho - juntos por maior orçamento



 A ADUNEB e as demais Associações Docentes (ADs) convidam toda a comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) a participar do tradicional bloco da educação no Cortejo 2 de Julho. A concentração será às 8h, no Largo da Lapinha, em frente ao posto de gasolina – bairro do Garcia - Salvador.

Com a costumeira animação, neste ano, o bloco formado por professores, estudantes e técnicos das UEBA fará a denúncia sobre a grave crise financeira que impacta as universidades estaduais e a necessidade de aumento no orçamento para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos. Se já não bastasse o descaso do governo do estado nos anos anteriores, em 2014, a educação pública superior sofreu corte de quase R$ 12 milhões em custeio e investimento. O processo de precarização está acentuado. Há déficit no quadro de professores e técnicos; constantemente bolsas de permanência estudantil e pesquisa são atrasadas; faltam materiais didáticos, equipamentos e infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão. Em algumas unidades das UEBA chega a faltar até material de limpeza e papel higiênico.
 
Para a diretoria da ADUNEB, o problema que afeta a TODOS, somente será solucionado com união de TODOS. É por meio da unificação da luta que será possível mostrar força e pressionar o governo a atender as demandas da educação pública superior da Bahia.
 
À frente do cortejo, abrindo alas para a animação, estará uma agitada fanfarra, puxando todos para o ritmo da festa. As ADs também levarão camisas temáticas, faixas, cartazes, apitos, balão e muito mais. Venha se divertir e lutar pelo direito à educação pública superior qualificada.
 
Os professores que se interessarem em integrar a atividade e não residirem em Salvador devem entrar em contato com a ADUNEB para viabilizar a participação (aduneb@atarde.com.br e 71 3257 5803 – Ana Moreira).