Notícias

Audiência com novo secretário de educação gera incerteza



Mais uma vez professores, técnicos e estudantes das UEBA não obtêm respostas concretas por parte do governo



As Associações Docentes, o ANDES-SN, técnicos - administrativos e alunos das UEBA (Universidades Estaduais da Bahia) se reuniram nessa terça (1) pela manhã com o novo Secretário da Educação, Oswaldo Barreto, para discutirem a pauta emergencial do movimento.

Na reunião foram discutidos assuntos como: abertura imediata de concurso para docentes e servidores técnico-administrativos; respeito à autonomia universitária; revogação da Lei 7176/97; cumprimento do estatuto do Magistério Superior; cumprimento da solicitação orçamentária das UEBA; implementação de Política de Permanência Estudantil e outras pendências antigas ainda não solucionadas pelo governo.

Alexandre Galvão presidente da ADUSB (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e coordenador do Fórum das AD’s ressaltou a urgência em resolver a crise que se instalou nas UEBA. “Queremos saber quais são as propostas concretas para avançarmos em relação a essa pauta. O governo se comprometeu, mas nada de concreto nos foi apresentado”, argumenta.

Secretário da Educação alega desinformação:

Em sua fala Oswaldo Barreto diz ser novo no cargo e não ter conhecimento de muitos dos problemas apresentados pelas entidades representativas das UEBA.

Maria do Socorro, diretora da ADUNEB diz: “esperava que o secretário nos apresentasse conhecimentos das questões. Ele justifica que é novo, mas acredito que poderia estar informado minimamente das questões pontuadas na reunião já que a pauta é antiga, ou ainda ter se apropriado de informações para a conversa”.

Por “falta de conhecimento”, o secretário Oswaldo Barreto finalizou a reunião sem dar qualquer posicionamento concreto sobre as exigências feitas, apenas se comprometeu em marcar uma nova reunião no prazo de 30 dias. “Vou apresentar apenas soluções para alguns pontos discutidos aqui. Isso envolve negociação com outras instâncias do governo e independe de minha aprovação”.

Veja as fotos da reunião
aqui.