Notícias

Ueba prepara paralisação e ato público para 11 de dezembro



 A Uneb e as demais Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) farão paralisação das atividades no dia 11 de dezembro. A ação é para reivindicar maior orçamento e denunciar à sociedade o descaso do governo Jaques Wagner com a Educação Pública Superior. Na Uneb a paralisação será com portões fechados em todos os campi, em atendimento as deliberações da Assembleia Geral Docente, ocorrida em 30 de outubro (leia mais). Devido à paralisação total, o Sindicato ressalta a todos os professores e diretores sobre a importância em remarcar para outra data as atividades e eventos acadêmicos pré-agendados para o dia 11 de dezembro. Além disso, conclama a todos para participar das atividades de mobilização que estão programadas para o dia da paralisação. A luta é coletiva, por todos e para todos.  

No mesmo dia da paralisação, às 9h, em frente à Assembleia Legislativa (Alba), acontece aula pública ministrada por representantes de docentes, estudantes e técnico-administrativos. Logo após, ás 11h, será realizada audiência pública sobre o déficit financeiro das Ueba e a necessidade de aumentar o repasse orçamentário do estado às universidades para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). A atividade será na sala da Comissão de Educação, na Alba. 
 
Para acertar os detalhes das atividades de mobilização, o Movimento Docente das Ueba participou de duas reuniões, em 19 de novembro, na Uesb, de Vitória da Conquista. A primeira realizada pelo Fórum das 12, composto por representantes docentes, estudantes e técnico-administrativos das quatro Universidades Estaduais da Bahia. E a segunda reunião feita pelo Fórum das ADs, composta apenas pelos professores das Ueba e ANDES-SN.