Notícias

ADUSB discutirá Movimento Docente e o futuro da Uesb

Questões como federalização, regionalização, desmembramento, autonomia e cortes no orçamento Uesb são temas que a ADUSB busca elucidar em diversos momentos no seminário “Movimento Docente e o futuro da Uesb”, na próxima quinta-feira, 03 de setembro, no Teatro Glauber Rocha. O evento é uma deliberação aprovada em assembleia geral da categoria e está aberto à participação de toda comunidade acadêmica.

A primeira mesa será iniciada às 9h com a temática “Autonomia e Financiamento das Universidades”, com as exposições do chefe de Gabinete da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), Aderbal de Castro Meira e do professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Milton Vieira. O intuito é apresentar à comunidade universitária subsídios para o debate acerca do orçamento da Uesb a partir da política de investimento do governo nas universidades e o modelo defendido pelo Movimento Docente.

Já à tarde, a partir das 15h, o Fórum das AD’s (um diretor de cada Associação Docente e do Andes-SN) estará discutindo “Rumos do Movimento Docente: Perspectiva de Greve”. Os palestrantes vão expor sobre a realidade de suas instituições discutindo de que forma a sua AD vem desenvolvendo as atividades sindicais diante da conjuntura da crise e a possibilidade de greve como instrumento de luta da categoria.  Em outubro, será realizada a segunda etapa deste seminário com a abordagem sobre a federalização das Universidades Estaduais Baianas.

Programação:
3 de setembro 2009 (Quinta-feira)

9h - Mesa Redonda
Tema: Autonomia e Financiamento das Universidades
Expositores:
- Aderbal de Castro Meira – SEC
- Milton Vieira UNESP – ANDES-SN

15h - Mesa Redonda
Tema: Rumos do Movimento Docente: Perspectiva de Greve
Expositores:
- Maslowa Freitas – ANDES-SN
- Carlos Zacarias – ADUNEB
- Gean Santana – ADUFS
- Alexandre Galvão – ADUSB
- Marcos Neves – ADUSC