Notícias

Diante do escândalo no Senado, defender Sarney é defender a corrupção

A CONLUTAS (Coordenação Nacional de Lutas – Entidade nacional de caráter Sindical, Popular e Estudantil) e suas entidades filiadas compartilham da indignação da maioria do povo brasileiro e exige o “FORA SARNEY!”.

Defender o senador José Sarney é, hoje, um ato de defesa da corrupção. Por isso é um escândalo que o presidente LULA se junte ao ex-presidente COLLOR de MELO e a praticamente todos os parlamentares do PT e sua base aliada para defender Sarney. Tão grave quanto essa atitude do governo, mas conseqüência dela, é o fato de que organizações como CUT, Força Sindical, CTB e UNE defendam esta mesma posição, ou seja, a defesa da corrupção.

Contudo, também queremos ressaltar que a posição da Conlutas não se confunde com os proselitismos dos velhos corruptos da chamada oposição de direita dirigida pelo PSDB e o DEM.

Manifestações e protestos (alguns espontâneos e outros organizados) começam a se espalhar pelo país e, afirmamos: essas iniciativas são as que de fato podem acabar com esse festival de corrupção e impunidade no Brasil. É necessário, portanto, intensificar a pressão popular buscando potencializá-la por meio da realização de atos unitários em todo país.

A CONLUTAS vai levar esse tema para cada local de trabalho das categorias onde atuamos; apoiaremos e nos integraremos às iniciativas convocadas pelas organizações do movimento de massa, que não estão atreladas ao governo, como a que ocorrerá, por exemplo, no próximo dia 21, em várias cidades do Brasil. Nesta data, a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre / uma nova entidade nacional dos estudantes brasileiros, fundada este ano a partir de dezenas de DCE`s, centros acadêmicos, grêmios e federações de cursos que romperam com a UNE) vai fazer atos e passeatas pelo “Fora Sarney!”. Nós estaremos lá para apoiar e participar desta iniciativa, bem como apoiaremos as manifestações que estão previstas para o sábado, dia 22, convocadas via internet.

Os episódios que envolvem Sarney são apenas mais uma expressão (entre tantas outras já protagonizadas pelos senadores e pelo próprio Senado enquanto instituição) de que aquela “Casa” não tem nenhuma utilidade. Não se justifica sua existência! O nosso país pode, obviamente, viver sem o Senado. Por isso, defendemos o seu fim e a criação de uma única câmara parlamentar, com mandatos revogáveis e o fim dos privilégios absurdos dos parlamentares.

Como pode um suplente de suplente arquivar doze denúncias (sendo onze contra Sarney e um contra o senador Artur Virgílio) e ficar por isso mesmo, e ainda desdenhar da opinião pública? Como podemos aceitar que o presidente LULA se alie ao conhecido corrupto COLLOR e, juntos, defendam o também corrupto José Sarney. Não podemos aceitar que a ampla maioria das centrais sindicais e uma organização estudantil de caráter nacional embarquem neste mesmo trem, o “trem da corrupção e da alegria”.

A CONLUTAS fará parte do movimento dos que lutam para derrotar Sarney. Para derrotar o governo LULA! Não vamos permitir que os corruptos do PSDB e do DEM zombem e usurpem da consciência da classe trabalhadora brasileira e se apresentem com pose de mocinhos em um “longa-metragem” onde todos são vilões.

Frente a esses escândalos e a impunidade no país é que apresentamos a nossa opinião a toda sociedade brasileira (especialmente aos trabalhadores, à juventude e ao povo pobre de nossa nação) chamando a unidade nessa luta, pois entendemos que cada vitória democrática que obtivermos contribuirá para o avanço da consciência de nossa classe e traçará o caminho para uma nova sociedade.

FORA SARNEY!

PELO FIM DO SENADO!

POR UMA CAMÂRA ÚNICA!