Notícias

Fórum das ADs indica aprovação da contraproposta do governo à categoria



 Na noite desta terça-feira, 28.05, o Fórum das ADs, composto pela ADUNEB e pelas demais Associações Docentes (ADs) das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) conseguiu uma contraproposta salarial do governo com avanços significativos, que serão indicados à categoria para que aceite o acordo. Agora, o documento será avaliado pelas Assembleias Gerais (AG) das Ueba. 

Até o entendimento entre as partes foram necessários cinco meses de duras discussões com os representantes do governo e muito tensionamento nas negociações, principalmente nos últimos dois dias, em que foi preciso a mediação do Fórum dos Reitores. A atuação séria do MD na mesa setorial conquistou a incorporação total do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para este ano, sendo 9% em maio, 9% em novembro, e 5,20% em dezembro. A contraproposta assegura ainda o reajuste salarial, para todas as classes e níveis, de 7% para 2014, dividido em 4% para junho e 3% para dezembro. O documento menciona que o aumento do salário-base é independente e não traz nenhum prejuízo ao reajuste geral anual dos servidores públicos.
 
Segundo os professores que compõem a mesa setorial, a conquista da categoria se deve à mobilização do conjunto dos professores e a unidade de ação entre o Movimento Docente das quatro ADs. Nos últimos anos, a maioria das categorias que reivindicou reajuste salarial ao governo Wagner não obteve êxito ou conseguiu apenas por meio de gratificações, incentivos e não no aumento no salário-base, como o conquistado pelos docentes. O acréscimo no vencimento básico garante, entre outros fatores, melhor ganho durante a aposentadoria. 
 
De maneira responsável o MD fez a análise da conjuntura política, econômica e concluiu a impossibilidade de alcançar resultados ainda mais expressivos neste momento. A radicalização não traria maiores ganhos ao trabalhador docente. As ações do MD são pautadas na seriedade e compromisso com a categoria, fato que ficou evidenciado no dia 03.05, quando o Fórum das ADs foi o único movimento sindical a se posicionar contrário ao acordão espúrio entre o governo e os demais 18 sindicatos sobre o reajuste linear (leia aqui)
 
Além dos professores que representam o Fórum das ADs e ANDES-SN, participaram da mesa setorial, nesta terça-feira, os reitores Lourisvaldo Valentin (Uneb), José Carlos Santana (Uefs), Paulo Roberto Santos (Uesb), Adélia Pinheiro (Uesc), e os secretários de governo Manoel Vitório (Saeb), Osvaldo Barreto (Sec) e Paulo Cézar Lisboa (Serin). A ADUNEB esteve presente por meio da diretora estadual Daniela Santos e das diretoras executivas Sinoélia  Pessoa e Zózina Almeida, que também é coordenadora do Fórum das ADs.
 
Na próxima terça-feira, 04.06, às 14h, a ADUNEB realiza Assembleia Geral Ordinária Docente para avaliar a proposta do governo e possível aprovação pela categoria. A AG acontece no auditório Jurandir Oliveira – Departamento de Educação - Campus I, em Salvador.