Notícias

CSP-Conlutas Ba faz Ato em homenagem ao Dia do Trabalhador

 A ADUNEB juntamente com sindicatos e outras seções sindicais filiadas à CSP - CONLUTAS participou nesta terça-feira, 30.04, às 17h, na praça da Piedade, de um Ato em homenagem ao dia do trabalhador. Durante a atividade os representantes da Central fizeram panfletagem e socializaram com os trabalhadores presentes no local as principais pautas reivindicadas pela CSP.  

Segundo a direção da CSP-Conlutas BA, a ação foi organizada para resgatar a tradição de realizar atos em 1º de maio, Dia do Trabalhador, que mobilizem a classe trabalhadora para reivindicar suas pautas. A opção por antecipar a atividade para o dia 30.04 teve o objetivo de facilitar o diálogo com o trabalhador baiano na capital do estado.
 
A Central BA criticou ainda a postura de outras centrais sindicais, que abandonaram o caráter classista e independente dos atos do 1º de maio, ao realizarem atos-festas, patrocinados pelo Governo Federal e por empresas a exemplo do Itaú, Bradesco, Petrobrás, Hyundai.
 
As pautas reivindicadas pela CSP-Conlutas BA para o período são: 1) 10% do PIB para a Educação já! 2) Aplicação do Piso Nacional dos professores; 3) Reposição da inflação para os servidores do Estado da Bahia no percentual de 5,84% retroativo a janeiro de 2013; 4) Atendimento imediato das reivindicações apresentadas pelo Fórum das AD’s (28% de reajuste salarial; Reajuste Linear retroativo a janeiro; Incorporação do restante da CET em 2013; 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba; Revogação da Lei 7176/97; Por uma universidade pública, gratuita, autônoma, democrática, de qualidade e socialmente referenciada); 5) Anulação da reforma da previdência de 2003 comprada com o dinheiro do mensalão; 6) Não à flexibilização dos direitos trabalhistas; 7) Não as privatizações dos aeroportos, estradas, portos e hospitais universitários; 8) Contra os leilões do petróleo – O petróleo tem que ser nosso! 9) Reforma agrária já!