Notícias

MD organiza ato público do próximo dia 22



A ADUNEB e demais ADs se reuniram em Salvador, na última sexta-feira (09.11). Na pauta estavam assuntos como a avaliação da reunião com representantes do governo, dentre os quais o Secretário Estadual da Educação Osvaldo Barreto Filho, a paralisação com Ato Público do próximo dia 22 e o XI Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais Baianas (UEBA). A professora Zózina Almeida, diretora da ADUNEB, representou a Associação nos trabalhos.  

Em relação ao primeiro ponto, os docentes concluíram que o resultado da reunião com representantes do governo, ocorrida no dia 30 de outubro (leia mais), não altera a agenda de mobilização, aprovada em assembleia geral pelos docentes das UEBA. A manutenção da atividade de mobilização programada para o dia 22 de novembro próximo foi considerada essencial pelo MD, pois, o posicionamento do Secretário da Educação ao recobrar o velho discurso de que as universidades estaduais são onerosas para o Estado e reafirmar a dicotomização entre educação fundamental e educação superior, prenuncia que o governo manterá a mesma postura de intransigência e descaso dos anos anteriores. Assim, devido às experiências passadas, o Fórum das ADs considera fundamental o alerta contínuo e o fortalecimento da luta, pois o governo Wagner não merece a confiança da categoria docente. 
 
Diante desse cenário, com o objetivo de denunciar o déficit no repasse orçamentário do Estado às Universidades (leia mais) e o arrocho salarial na remuneração dos professores que se destaca entre as piores do Nordeste, acontecerá no próximo dia 22 de novembro, a paralisação das atividades acadêmicas e um Ato Público em Defesa da Educação, às 9h, em frente à Assembleia Legislativa, no CAB. Nesse dia os portões da Uneb ficarão fechados. Para o Ato Público, além dos professores das UEBA, estão sendo convidados a participar outras entidades ou representantes de Movimentos Sindicais, Movimentos Sociais, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação dos Terceiros Graus do Estado da Bahia e o Movimento Estudantil.