Notícias

Quadro de pessoal deve ser pauta de reunião entre governo e reitores

Após diversas manifestações e denúncias das ADs, do ANDES-SN e dos técnicos e discentes, na última paralisação realizada em 04 de junho, o Governo sinalizou com o prazo de meados de julho para responder as demandas do movimento docente. Porém, de acordo com a Coordenação do Ensino Superior (CODES), está sendo agendada apenas uma reunião com os reitores para discussão do quadro de pessoal e a revogação da Lei 7176.

 Hoje, as lutas das categorias estão centralizadas na suspensão dos bloqueios, autorização dos concursos, normalização dos repasses com garantia de suplementação e revogação da Lei 7.176/97. As associações docentes não foram convocadas para nenhuma audiência, mas o Fórum das 12 já protocolou pedido de reunião com o Governador para discutir essas reivindicações (veja aqui).

A solução desses impasses emergenciais resolveriam, em parte, as principais dificuldades da comunidade universitária que, de forma enfática, tem denunciado a falta de professores e técnicos e as limitações oriundas do arrocho orçamentário. Nos colegiados e departamentos há sempre prejuízos causados pela falta de professores e servidores técnicos. Nos últimos meses, as questões relacionadas à infra-estrutura básica tornaram-se maiores em função dos atrasos dos repasses. Na UEFS, depois da mobilização dos estudantes de Medicina, agora é a vez dos professores e estudantes do curso de Odontologia que paralisaram as atividades e apresentaram à administração superior suas reivindicações.