Notícias

Reitores assinam documento que exige 7% da RLI

 Já está em posse do Fórum das ADs o documento assinado pelo Fórum dos Reitores em que os mesmos apoiam à reivindicação docente, junto ao governo do estado, de alteração da dotação orçamentária para as Universidades Estaduais Baianas (UEBA) de 5% para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) da Bahia.

O documento é o resultado de uma reunião entre ADs e os reitores das UEBA, realizada em 19 de setembro, em que se chegou a conclusão que as Universidades Estaduais Baianas são obrigadas a trabalhar com déficit orçamentário, e se o governo Wagner não revisar o repasse de verbas para o próximo ano, o cenário tende à estagnação.
 
Segundo os reitores, um exemplo da falta de recursos por que passa as UEBA foi a solicitação de uma suplementação de verba, ao governo, para custeio e investimento ainda para este ano. Além disso, com exceção da Estadual de Santa Cruz, as outras três UEBA foram obrigadas a pedir antecipação de quotas (QCM) de novembro e dezembro.
 
Além do repasse orçamentário de, no mínimo, 7% da RLI, o documento exige ainda a revisão desse percentual a cada dois anos, e que o recurso do exercício seguinte nunca seja inferior ao ano anterior. O texto faz parte da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2012/13 que o Movimento Docente tenta negociar com o governo do estado.
 
Após ser publicizado, o documento será encaminhado aos órgãos competentes do governo do estado. Com a assinatura do Fórum dos Reitores o MD sai ainda mais fortalecido na luta pela universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.