Notícias

Dia de Luta – MD demonstra sua força

 

O Movimento Docente (MD) das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) mostrou força e poder de mobilização ao realizar conjuntamente, em 9 de outubro, o Dia Estadual de Luta em defesa das Ueba. A ação fez parte da Agenda de Mobilização sugerida pelo Fórum das ADs; e foi criada como resposta ao descaso e intransigência com que o governo Wagner trata a educação pública superior no estado (leia mais).
 
Entre as atividades realizadas no Dia de Luta estavam a distribuição de panfletos explicativos sobre a Campanha Salarial, visita às salas de aula e departamentos, fixação de cartazes nos corredores da universidade, distribuição de praguinhas e a apresentação das camisetas que estampam a pauta de reivindicações. No período da tarde, as quatro Ueba realizaram Assembleias Gerais para discutir a Agenda de Mobilização até o final do ano.
 
Dia de luta começou com panfletagem na portaria da Uneb
 
Devido ao tamanho da Uneb e sua complexidade, a ação de mobilização não foi encerrada no dia 9. A proposta é que as atividades de divulgação e apropriação sobre a Campanha Salarial continuem a acorrer e cheguem a todos os 24 Campis da Instituição. 
 
Diretoras da ADUNEB em entrevista à repórter da Rede Bahia
 
Bem recebido por onde passa o MD percebe que tem o apoio de estudantes e professores na luta por reajuste salarial, autonomia universitária e melhora na qualidade do ensino público superior. A mobilização conjunta dos professores das Ueba também está sendo divulgada pela imprensa em todo o estado e nas redes sociais Facebook e Twitter. As reações da sociedade dão ainda mais força ao MD, e demonstram o apoio e sensibilidade da população à incansável luta docente contra o desrespeito do governo do estado com a educação.
 
Veja abaixo algumas matérias divulgadas pela imprensa sobre o Dia de Luta.
 
Jornal Bahia Meio-Dia (clique aqui)
 
Jornal BA TV (clique aqui)
 
Jornal Correio* (clique aqui)
 
Site ANDES-SN (clique aqui)