Notícias

Calendário de Mobilização das Ueba. Participe!

 O governo Wagner mostra descaso com a educação e intransigência em negociar a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2012 dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba)_(leia aqui). Diante desse fato, a ADUNEB e demais representantes do Fórum das ADs, indicaram a partir da última reunião realizada pelo Fórum, em setembro, em Feira de Santana, ações de mobilização e luta pelas reivindicações do Movimento Docente (MD).

As ADs aprovaram o dia 9 de outubro como o Dia Estadual de Luta, em que as Ueba farão atividades simultâneas de mobilização, conscientização e luta pelas reivindicações da categoria. Além disso, um intenso calendário de mobilização foi indicado pelo Fórum, que passará agora pela aprovação das Assembleias Gerais (AGs) em cada uma das ADs. 

Calendário de Mobilização 
 
A agenda de mobilizações indicada pelo Fórum das ADs, entre outras ações, sugere que no Dia Estadual de Luta aconteçam, no período da manhã, atividades de mobilizações nas Ueba. No período da tarde, a intenção é que sejam realizadas AGs simultâneas, pautando paralisações e ações de mobilização.
 
A proposta, ainda a ser aprovada nas AGs, indica uma primeira paralisação das atividades acadêmicas a ser realizada em 24 de outubro; e uma segunda paralisação em 22 de novembro. Nessa mesma data de novembro aconteceria um ato público, reunindo as quatro Universidades Estaduais da Bahia, em frente à governadoria para a reivindicação dos direitos da categoria docente.
 
De 30 de novembro a 02 de dezembro, a sugestão do Fórum é que aconteça o XI Encontro dos Docentes das Ueba, um momento estratégico e importante para que ocorram debates, articulações e fortalecimento da luta do MD. 
 
Se até o início de dezembro as negociações com o governo não evoluírem, a intenção é a realização de uma assembleia unificada das quatro Ueba, em 05 de dezembro, tendo como pauta um indicativo de greve da categoria.