Notícias

Professores, técnicos e estudantes indicam paralisação unificada



Na última sexta-feira, 10 de julho, aconteceu o “Fórum dos três”, espaço que ficou assim conhecido por se propor a reunir o Fórum das  ADs, dos DCEs e dos técnico – administrativos das UEBA.

A reunião, que ocorreu na UNEB, contou com a presença da ADUNEB, ADUFS, ADUSB, do DCE da UESB (Jequié), do Sindicato dos técnicos – administrativos da UEFS e centros acadêmicos da UESB e da UNEB. Inicialmente, os presentes lamentaram a ausência do DCE e do SINTEST da UNEB, que coordenam, respectivamente, o Fórum dos DCEs e Fórum dos Técnicos das UEBA.

Segundo Jucelho Dantas, diretor da ADUFS, “temos uma crise instalada nas universidades estaduais e não em virtude da crise mundial. A crise é usada como álibi para a falta de vontade política do governo. Dessa forma, precisamos mais do que nunca garantir a unidade. Nesse momento de arrocho temos que fazer um esforço pela construção da unificação.”

O Objetivo da reunião foi de articular a unidade dos três segmentos das universidades em torno de bandeiras de luta unificadas para enfrentar os ataques do governo e das reitorias e deliberar novas ações para o mês de agosto.  “Recentemente surgiram diversas mobilizações nas quatro universidades, motivadas por interesses comuns e que afetam toda a comunidade acadêmica, mas que se caracterizaram por atuações dispersas e isoladas. Por isso a importância dessa reunião, para unificar as lutas que já acontecem”, afirma professora Socorro, diretora da ADUNEB e coordenadora do Fórum das ADs.

Após compartilharem os problemas de cada universidade e as demandas específicas de cada segmento, os representantes construíram uma pauta emergencial para apresentar ao Governador. Concurso público para docente e servidor, autonomia universitária e assistência estudantil são as principais reivindicações do movimento unificado. Uma audiência pública com o Governador será solicitada para apresentação da pauta.

Os representantes aprovaram, ainda, o indicativo de paralisação unificada para o dia 19 de agosto. O assunto será levado às assembléias das três categorias nos próximos dias.