Notícias

Moção de apoio à greve das Instituições Federais

 A Secretaria Executiva da Central Sindical e Popular – CSP Conlutas/BA vem a público prestar seu apoio irrestrito à greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior que lutam por melhores salários, reestruturação da carreira acadêmica e melhores condições de trabalho.

Diferentemente do discurso oficial do governo Dilma, o Ensino Superior público vem atravessando uma crise sem precedentes em razão da sua expansão irresponsável ao tempo em que o sistema privado é alimentado com recursos públicos. Por outro lado, a política de corte nos investimentos públicos vem provocando a precarização das condições de trabalho e o arrocho salarial.
 
Tentando impedir o direito de greve, o governo mostra sua face autoritária e ameaça os docentes com o corte de ponto e com o decreto 7777/12, além de suspender unilateralmente as negociações, dizendo que um dos sindicatos já havia assinado um acordo. O que ele não diz é que o tal sindicato, Proifes, que se auto-intitula Federação de Sindicatos de Docentes das IFES, é uma organização de fachada, criada sob os auspícios da CUT para servir de correia de transmissão do governo dentro do Movimento Docente, tentando solapar a história de três décadas de luta combativa, independente e classista do ANDES Sindicato Nacional, entidade filiada à nossa Central.
 
Na Ufba, a luta dos docentes tem enfrentado outro adversário: a diretoria do próprio sindicato, a Apub, filiada ao Proifes que, inicialmente contrária à greve, agora quer suspendê-la por entender que a proposta feita pelo governo atende às reivindicações. Acompanhando o desenrolar deste processo, esta Executiva reconhece como legítima a assembléia que destituiu a diretoria e manifesta aqui seu apoio à Comissão Provisória então eleita.
 
Continuaremos fortalecendo a luta e a greve em defesa da Universidade pública, gratuita, autônoma e democrática e dos interesses dos docentes enquanto trabalhadores. Nenhum direito a menos! Não pagaremos por esta crise!
 
Salvador, 20 de agosto de 2012 
 
Secretaria Executiva da CSP Conlutas/BA
Anexos:
Moção de apoio