Notícias

InformANDES Online 234

 

 

 

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR


Nº 234 - Brasília-DF, 19 de julho de 2012 - www.andes.org.br _________________________________________________________________________________________________________________

 

Greve das Ifes

Cerca de 20 mil servidores ocupam a Esplanada dos Ministérios

Em uma mobilização que demonstrou ampliação e a força do movimento, cerca de 20 mil pessoas, entre servidores e estudantes, ocuparam a Esplanada do Ministério na manhã desta quarta-feira (18) para exigir do governo negociações efetivas. “Essa belíssima Marcha que realizamos hoje é resultado da indignação dos servidores públicos federais pela falta de compromisso do governo com as políticas sociais, especialmente com a educação e a saúde”, discursou no carro de som principal da Marcha a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira.

Leia mais

 

Professores marcham em Brasília

A coluna organizada pelo ANDES-SN e pelo Comando Nacional de Greve (CNG) na Marcha a Brasília, realizada nesta quarta-feira (18), contava com a participação de cerca de 500 professores, de todos os cantos do país. A insatisfação dos manifestantes com a proposta apresentada pelo governo era um sentimento comum entre os manifestantes.

Leia mais

 

Servidores e estudantes bloqueiam entradas do Planejamento e conseguem reunião 

Em manifestação pacífica e bem humorada, os servidores federais e estudantes fecharam nesta quinta-feira (19) as entradas do Bloco K da Esplanada, prédio principal do Ministério do Planejamento, reivindicando serem recebidos pela ministra Miriam Belchior.

Leia mais

 

Ato político e comemorativo marca os dois meses da greve nas IFE

Um bolo de 12 quilos, dividido nesta terça-feira (17) entre os participantes do acampamento na Esplanada dos Ministérios, marcou os 60 dias de paralisação dos docentes das Instituições Federais de Ensino (Ife). “Esse bolo simboliza a nossa greve, pois foi com ela que conseguimos arrancar uma proposta do governo. Agora, temos de continuar para avançar”, afirmou a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira.

Leia mais

 

Com proposta do governo, apenas 10% dos docentes podem ter ganho real até 2015

A proposta apresentada pelo governo federal na última sexta-feira (13) aos professores em greve sequer recompõe as perdas inflacionárias dos salários de grande parte da categoria. Esta é a análise preliminar do Comando Nacional de Greve dos ANDES-SN, que foi encaminhada para a base e será analisada durante esta semana nas assembléias locais nas Instituições Federais de Ensino.

Leia mais

 

Planejamento apresenta proposta, mas mantém desestruturação da carreira docente

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, apresentou na tarde desta sexta-feira (13), às entidades do movimento docente, uma proposta que envolve tabelas e tópicos com aspectos conceituais sobre a carreira docente. Logo após as lideranças sindicais tomarem conhecimento das tabelas, no outro lado da Esplanada dos Ministérios, os ministros Aloizio Mercadante e Miriam Belchior davam uma entrevista coletiva falando do impacto orçamentário da proposta, prevista para ser implementada entre 2013 e 2015. Para o ANDES-SN, a proposta do governo não enfrenta o problema da desestruturação da carreira, apontado pela categoria.

Leia mais

 

Nacional

Congresso Nacional aprova LDO do próximo ano

O Plenário do Congresso Nacional aprovou nessa quarta-feira (18) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. Como nos anos anteriores, o texto prioriza o superávit primário e não assegura reajuste para o funcionalismo público além do que for negociado até 31 de agosto. “Mais uma vez, a LDO proporciona a garantia do superávit primário para remuneração dos rentistas e cria todo tipo de obstáculo para a recuperação das perdas salariais dos servidores públicos”, critica o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch.

Leia mais

 

Seções Sindicais

Diretores da Asduerj são intimados judicialmente

Na última terça-feira (17), a diretoria da Asduerj foi intimada em plena assembleia docente por uma oficial de justiça. A notificação refere-se ao deferimento de “tutela antecipatória” pleiteada por “ação declaratória de ilegalidade/abusividade de greve”, ajuizada pela Procuradoria Geral da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais

Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br