Notícias

InformANDES Online 232

InformANDES Online 232

 SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR


 
 
Nº 232 - Brasília-DF, 05 de julho de 2012 - www.andes.org.br _________________________________________________________________________________________________________________
 
Greve das Ifes
Governo silencia e servidores constroem uma das maiores greves dos últimos anos
 
Os docentes das instituições federais de ensino foram os primeiros a entrar em greve, em 17 de maio, mas, paulatinamente, outras categorias decidiram paralisar suas atividades e hoje um percentual significativo de servidores está parado. Enquanto isso, o governo se mantém impávido e não apresenta uma proposta. Pelo contrário, já anunciou que os servidores, em termos de reajuste geral, terão 0% em 2013, assim como foi em 2011 e 2012, em um claro desrespeito à Constituição Federal.
 
Diretor do ANDES-SN fala sobre greve em programa na GloboNews
 
A força e amplitude da atual greve nas instituições federais de ensino têm levado diversos veículos de comunicação a pautar o assunto e tentar entender o porquê da mobilização. Na última terça-feira (3), a apresentadora Mônica Waldvogel, do programa Entre Aspas, da Globonews, entrevistou o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Otaviano Helene, sobre as razões do movimento grevista.
 
Servidores vão ao Congresso contra mudança na Insalubridade contida na MP 568
 
Representantes de várias categorias dos Servidores Públicos Federais (SPF) e dos Comandos Nacionais de Greve do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra estiveram na manhã desta terça-feira (3) no Congresso Nacional solicitando aos parlamentares que se manifestem favoráveis à supressão dos artigos da Seção XXIV da Medida Provisória 568/2012 que pretende alterar a legislação referente aos adicionais de insalubridade e periculosidade pagos aos SPF, entre outros artigos que contém impropriedades.
 
Com café da manhã aos funcionários do Planejamento, docentes exigem negociação
 
Os professores, técnicos-administrativos e estudantes das Instituições Federais de Ensino (IFE) iniciaram a semana com um café da manhã em frente ao Ministério do Planejamento para reivindicar a abertura imediata e efetiva de negociação em torno da pauta de reivindicações dos docentes em greve. A atividade foi organizada pelos Comandos Nacionais de Greve do ANDES-SN e do Sinasefe, com o apoio dos CNG da Fasubra e dos estudantes.
 
Estudantes, docentes e técnicos fazem protesto no MEC e são recebidos pela Sesu
 
O Comando Nacional de Greve dos Estudantes organizou nesta terça-feira (3) em Brasília um protesto em frente ao Ministério da Educação, para exigir do Ministro Aloizio Mercadante atendimento à sua pauta de reivindicações e às protocoladas pelos professores e técnicos-administrativos das Instituições Federais de Ensino (IFE) também em greve. Os CNG do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra participaram do ato que reuniu cerca de 100 manifestantes.
 
Senadores apelam ao governo pelo fim da greve nas universidades
 
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou apoio à greve professores das universidades federais e apelou para que o governo negocie com as categorias que estão paralisadas há 39 dias. Em discurso no plenário de Senado, nesta quarta-feira (27), ela pediu mais compreensão do governo para negociar a pauta de reivindicações dos professores e demais servidores que participam do movimento.
 
 
Seções Sindicais
Professores da UERN aceitam proposta do governo estadual e greve é encerrada
 
Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 29, os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram aceitar a proposta do Governo do Estado, elaborada em reunião com os segmentos da Universidade na manhã de ontem. Dessa forma, depois de 57 dias, a greve foi encerrada e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 02.
 
Manifestantes da Urca fazem boletim de ocorrência contra Ciro Gomes
 
Professores e estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) alegam ter sido agredidos pelo ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), na última sexta-feira (29). Segundo o Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca – Seção Sindical) foi registrado boletim de ocorrência contra o político. A informação foi divulgada no jornal O Povo Online.
 
Docentes, técnicos e estudantes protestaram em frente a vários prédios do BC
 
Além de realizarem uma manifestação em Brasília por mais aplicação de recursos públicos em educação, docentes, técnico-administrativos e estudantes de universidades federais brasileiras realizaram na última quinta-feira (28) atos públicos em várias capitais brasileiras em prol de mais recursos para a educação. Foram realizados protestos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Ceará, Minas Gerais e Cuiabá, onde os manifestantes denunciaram que enquanto o pagamento dos serviços da dívida pública consomem mais de 47% do orçamento, a educação fica com 3,1%.
 
 
Outras Notícias
Fernando Lugo recorre províncias paraguaias para consolidar resistência
 
Professores e estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) alegam ter sido agredidos pelo ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), na última sexta-feira (29). Segundo o Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca – Seção Sindical) foi registrado boletim de ocorrência contra o político. A informação foi divulgada no jornal O Povo Online.
 
Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br